Notícias

Empresas

Pelarigo regressa ao futuro... 20 anos depois

29/03/2023

Partilhe:

Agora é com a Pelarigo”. O slogan utilizado no evento de portas abertas em que a Pelarigo Máquinas se apresentou como importador/distribuidor exclusivo das marcas Grimme e Asa-Lift em Portugal diz quase tudo.

“Temos feito um percurso de crescimento, a trabalhar com as principais empresas de fatores de produção. Fomos adquirindo e criando empresas e lojas próprias no Ribatejo com o conceito de Lojas Self-service – Foros de Salvaterra, Valada, Azinhaga, Salvaterra de Magos e Almeirim -, de forma a estarmos mais próximos dos nossos clientes: os agricultores. Criámos uma empresa ligada ao olival (Natureza Estupenda), através da qual lançámos o nosso azeite (Garrocheira), entre outras apostas [ver caixa] e faturámos acima de 20 milhões de euros em 2022. Temos 7 comerciais e 4 coordenadores que serão o elo de ligação entre a Pelarigo & Filhos, Lda e a Pelarigo Máquinas”, disse Bruno Pelarigo, fazendo uma espécie de introdução para explicar o porquê de ter decidido aliar-se à Grimme e Asa-Lift: “Por tudo isto, sentimo-nos incentivados a trabalhar a Grimme e a Asa Lift. A assistência técnica será fundamental, pelo que teremos um carro de assistência 24 horas por dia e dois técnicos permanentemente ligados ao serviço das máquinas. Há que proporcionar a todos os clientes Grimme/Asa-Lift a plataforma que lhes dará acesso a saber onde podem encontrar máquinas usadas destas marcas em todo o Mundo. Quem diria que 20 anos depois, iríamos ficar com o maior fabricante de máquinas para batata...”

“Juntos, vamos atingir o sucesso”
Konrad Broxtermann, diretor de Vendas da Grimme para Portugal, Espanha e América Latina, marcou também presença no evento da Pelarigo e explicou o porquê da aposta: a Pelarigo encarna o lema da Grimme - “Juntos, vamos atingir o sucesso”. “A Grimme é bastante conhecida no setor da Agricultura em Portugal, onde trabalhamos há muitos anos com a Gêbêcê. Agora seguimos o caminho com a Pelarigo Máquinas como parceiro. É uma equipa jovem, que vai trabalhar num mercado de futuro”, afirmou quem trabalha há mais de 20 anos na Grimme, marca que abarca a Asa-Lift: “É uma empresa familiar, vai na 5ª geração ao serviço desta marca e não temos só equipamentos para a batata, também hortícolas e outros.”

Com fábricas em Damme e Rieste, a Grimme emprega 1.850 empregados enquanto a Asa-Lift é sediada em Soro (Dinamarca), possui atualmente 140 empregados e fabrica equipamentos para a cultura da cenoura, cebola, beterraba vermelha e repolho.

Atuar em vários campos para garantir sucesso
Bruno Pelarigo sabe que jogar em vários campos aumenta a hipótese de ter sucesso. “Contamos com 45 colaboradores e 4 NIFs: Pelarigo & Filhos, Lda, Lavritejo, Natureza Estupenda e Pelarigo Máquinas Agrícolas, Lda. Para além da faturação que fizemos em 2022,  temos ainda a concessão da Kubota desde 2020, dedicamo-nos a sementes – de milho (Syngenta e Fitó) e de cenoura (Vilmorim); fertilizantes (importadores nacionais da Fertiplus), fitofarmacêuticos (Basf, UPL, Adama, Belchim, Bayer, Syngenta e Iqv), rações, agro-Jardim e bricolage, além de sermos líderes na distribuição de fatores de produção em Portugal com a Pelanutri (adubos líquidos) e nutrição especial (Herogra, Bioibérica e Andermatt Group)”, explicou o gerente. Ambição não falta a uma empresa que mostra cada vez mais vitalidade aos 22 anos.

-ler-mais-

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos