Notícias

Produto

Os segredos que há num Valtra militar

15/11/2021

Partilhe:

Na mais recente visita que fizemos à sede da Valtra, foi-nos concedido o acesso a uma base do exército da Finlândia. Era ainda de madrugada quando chegámos ao acampamento militar de Kääpälä, onde os tratores Valtra da série N estavam a ser utilizados. 

O exército finlandês é cliente da marca desde há alguns anos e em 2019 adquiriu mais 77 unidades N174 Active. As especificações são semelhantes às de qualquer trator para agricultura ou floresta mas com adaptações. 

Reparámos que não existe depósito de AdBlue e perguntámos o motivo. “Quando o mundo estiver para acabar, ou quando a Rússia invadir a Finlândia, ninguém vai querer saber do AdBlue”, explicou à revista abolsamia o general da Karjalan Prikaati (Brigada da Carélia) que recebeu a comitiva de jornalistas. É menos um produto a entrar na cadeia logística. 

Outros detalhes diferenciadores são o verde tropa em combinação com o preto, os pneus Nokian TRI com piso de asfalto, a instalação elétrica reforçada para fornecer energia a outros equipamentos, e um suporte para metralhadora à esquerda do assento.  

Este tratores não se destinam à frente de combate mas servem propósitos logísticos, como transportar e movimentar contentores, abrir e reparar caminhos, remover neve, e ainda para abrir valas ou erguer fortificações.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos