Notícias

Floresta

O Guerreiro da Floresta

29/03/2023

Partilhe:

Hernâni Sousa, gerente da HP Sousa, Pico de Regalados, Concelho de Vila Verde, distrito de Braga, dedica-se à floresta desde 2007. “Fazemos limpezas florestais - tudo o que é a trituração e eliminação dos sobrantes após o corte e rechega”, começou por explicar. “Começámos com máquinas mais pequenas, as capinadeiras, e fomos crescendo. Ao dia de hoje temos três pessoas a trabalhar na empresa, mas já fomos 17. Devido ao contexto atual, tivemos de reduzir o pessoal e apostar em equipamentos maiores”.

No seu parque de máquinas Hernâni conta atualmente com três New Holland, apesar de não ter sido esta a marca com que iniciou o negócio. “Desde que começámos com o primeiro New Holland que não temos motivos de queixa e vimos poupança ao nível do consumo, por isso, quisemos e queremos continuar”. Assim, ao T6.180, trator de maior potência na empresa, decidiu somar o T7 270 AutoComand. “A nossa expectativa com este novo trator é aumentar o rendimento, fazendo mais área em menos tempo. O trator irá trabalhar entre 1500 e 2000 horas por ano”, explicou.
 



Para a escolha deste modelo muito contribuiu o aconselhamento da Brás & Vasconcelos, concessionário que presta apoio à HP Sousa. “São nossos parceiros há vários anos. Conhecem bem o nosso parque de máquinas e o tipo de trabalho que fazemos. Por isso, confiámos, mais uma vez, no seu aconselhamento aquando da aquisição deste NH T7 270. Estamos muito satisfeitos com esta parceria”, confidenciou.

Ainda no início mas já após algumas horas de trabalho, as primeiras impressões sobre o trator são bastante satisfatórias. “A cabine é bastante ampla e confortável, os comandos são ergonómicos e a insonorização é muito boa. O facto deste trator ter suspensão no eixo dianteiro e na cabine também contribui para esta sensação de conforto e menor desgaste do operador, no final do dia de trabalho. A desmultiplicação da direção é um dos pontos fortes. Com meia-volta do volante atingimos o máximo de viragem, tornando-o muito ágil e menos cansativo”, resumiu Hernâni Sousa.
 

New Holland T7 270
É o modelo de topo da gama T7, e está equipado com uma caixa de variação contínua, a AutoCommand, que tem de série travão de parque, bastante útil para quem, como a HP Sousa, trabalha em terrenos com pendentes muito acentuadas. Tem também o sistema de direção FastSteer, que oferece uma direção muito rápida e confortável ao operador. Apesar do triturador ter já um sistema de embraiagem centrífuga, que vai poupar bastante o trator, a caixa que equipa este T7 270 tem incorporado um sistema que faz automaticamente a gestão da potência.

Por exemplo, caso o trator comece a “sufocar” por alguma cepa que o triturador apanhe, a caixa reduz automaticamente a velocidade de andamento do trator, dando prioridade à tomada de força, permitindo que o trator recupere a potência. Tem também suspensão no eixo dianteiro e na cabine, hidráulico com bombas de caudal variável. Nas palavras de Pedro Monteiro, responsável comercial da Brás & Vasconcelos, “é um topo de gama e é, provavelmente, o trator mais equipado e com mais tecnologia a trabalhar na floresta em Portugal”.

Pneus
A escolha recaiu nos Alliance 360 florestais, pela aderência e robustez que oferecem. É um pneu que já equipava outro trator de Hernâni Sousa, um T6 180, e que lhe tem dado todas as garantias. As jantes, reforçadas, são número 42 de forma a garantirem maior altura ao solo.
 

Blindagem
A blindagem que equipa este trator é uma AFN feita à medida, tem ainda uma estrutura ROPS na cabine para proteção do operador em caso de capotamento. A Brás & Vasconcelos também constrói algumas blindagens próprias, feitas de raiz à medida para cada cliente, adequando-as às necessidades específicas de cada um. O aumento da procura, muito elevada, levou à criação de parcerias, como é o caso da AFN, um parceiro “com um projeto bem desenvolvido e muita tecnologia”.

“A experiência de muitos anos de trabalho em contexto florestal resultou nesta blindagem, desenhada à medida. É muito robusta e necessária para quem, como nós, está constantemente em cima dos sobrantes e da lenha. O resultado alcançado é bastante satisfatório” – Hernâni Sousa.


Seppi Midiforst DT
“Este é o nosso sexto triturador florestal. Fomos aprendendo com os erros até aqui chegarmos. Optávamos sempre por máquinas com preços mais acessíveis mas que acabavam por causar um desgaste muito maior nos tratores, o que tornava o seu custo de utilização muito alto. Finalmente, chegámos a este equipamento e estamos muito satisfeitos.  Com este trator vamos conseguir tirar o máximo partido do triturador. Está equipado com sistema de embraiagem centrífuga, que poupa bastante o trator. Está também equipado com um rotor Extreme, contando com mais martelos e sendo mais reforçado do que a versão standard. Complementa-se na perfeição com este trator.”

-ler-mais-

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos