Notícias

Prémios de inovação Vinitech Sifel

29/03/2023

Partilhe:

As candidaturas aos Prémios de Inovação são abertas a qualquer expositor que pretenda apresentar soluções ou serviços inovadores e que nunca tenham sido propostos noutro concurso de inovação. Para chegar ao veredito final, o painel de jurados do concurso tem em conta uma série de critérios: originalidade, vantagens para o utilizador, benefícios técnicos e económicos, impacto ambiental, segurança e ergonomia. Cada candidatura é submetida para avaliação por três especialistas, sob a supervisão de um especialista chefe. O painel tem então um período de dois meses e meio para alcançar um veredito, período durante o qual cada membro se encarrega de levar a cabo várias verificações: desde visitas às instalações da empresa proponente, até testes aos equipamentos, ou reuniões com consultores externos.

Os Prémios de Inovação Vinitech-Sifel distinguem quatro níveis de inovação (Prémio Especial, Prata, Bronze e Menção) e três categorias (Técnicas de Cultivo, Vinha e Vinho, Frutas e Legumes). Neste artigo, iremos focar-nos nas inovações da categoria Técnicas de Cultivo, onde estão concentradas as máquinas e equipamentos.
 


Prémio Especial

Túnel retrátil para proteção automática das linhas de videiras durante os períodos chuvosos

O Viti-Tunnel é um túnel retrátil impermeável para proteção automática das linhas de videiras durante os períodos chuvosos e eventos climáticos extremos. Possibilita o cultivo da vinha sem recurso a fungicidas anti-míldio, black-rot e anti-escoriose mantendo a garantia de proteção contra as perdas nas vindimas resultantes das doenças fúngicas, geadas e granizo.

O Viti-Tunnel insere-se na pesquisa de métodos alternativos para reduzir de forma acentuada o uso de produtos fitossanitários, sem alterar o ambiente pedoclimático das parcelas e a tipicidade dos vinhos. Em paralelo, num contexto de alterações climáticas globais propício a acidentes meteorológicos, o Viti-Tunnel representa igualmente uma solução de proteção contra as perdas na colheita provocadas pelos referidos acidentes.

MO.DEL SAS

viti-tunnel.com

 

Prémios Prata

Implemento para remoção e replantação de vinha

A Vitipince é uma ferramenta adaptável a um braço mecânico de uma miniescavadora, que permite a remoção e replantação de um novo pé de vinha. Esta ferramenta realiza várias funções. Numa só passagem é possível realizar-se todo o trabalho necessário às plantações, ou seja: arrancar a videira, apanhá-la, replantar o novo pé, e por fim colocar uma estaca, a proteção e o fertilizante. Quando está fechada, a pinça forma uma garra para descompactar o solo, mesmo que este seja muito rochoso.

AMB ROUSSET

www.amb-rousset.com

-ler-mais-

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos