Notícias

Produto

Nova geração de ceifeiras Lexion, a (r)evolução começa na debulha

04/11/2019

Partilhe:

A nova gama das ceifeiras Lexion, apresentada à imprensa especializada em Crucheray, a 200 km de Paris, em meados de julho, integra sete modelos híbridos e seis com sacudidores de debulha, destacando a marca alemã que as séries 6000 e 5000 estabelecem novos parâmetros para a debulha e separação dos grãos, uma evolução - apelidou-a, também, de revolução - pela introdução do sistema APS Synflow Walker, sobretudo pela criação de um novo cilindro triturador.


Estas duas séries, com a unidade de debulha tangencial, combinam a unidade de debulha APS com uma separação rotativa da palha, destinada a extrair os últimos grãos com ela misturados. Por outro lado, foram colocados todos os côncavos em paralelo permitindo quase na sua totalidade um fluxo da palha em linha reta, otimizando em 25% o processo de debulha.


As unidades motrizes produzem desde 313 cv (5300, de 7,7 litros) e até 790 cv (8900, de 16,2 litros), construídas pela Mercedes-Benz e pela MAN.
Quer o novo cilindro triturador, quer o cilindro separador podem agora ser ajustáveis e sincronizados eletronicamente. Foi ainda adicionado uma nova barra côncava regulável hidraulicamente a partir da cabine, criando assim a primeira unidade de debulha de ajuste variável.

 

 

Tambor aumentado
O diâmetro do tambor de debulha surge agora aumentado de 600mm para 755mm, com dez barras (anteriormente eram oito). O sistema de limpeza também foi melhorado, agora com controlo automático das funções do rotor e do regime do ventilador.
Os novos modelos com sacudidores estão equipados com o sistema de limpeza Jet Stream, já familiar nas ceifeiras híbridas Lexion, com seis ou oito ventoinhas de turbina.


O sistema de controlo CEBIS foi redesenhado de forma a permitir a gestão das principais funções sem conhecimento prévio, que resulta numa operação intuitiva, com recurso a símbolos auto-explicativos, e apetrechada com uma tela simples e de fácil leitura. As funções do painel de controlo CEBIS e as funções touch CEBIS podem ser usadas de forma combinada.

 

 

Inteligência e autonomia
O sistema Cemus Automatic foi bastante melhorado, tornando-se mais inteligente e com autonomia para otimizar alguns parâmetros que resultaram no melhor aproveitamento da colheita.
Integrado com a nova arquitetura eletrónica, foi criado um novo  Scanner de campo, que fornece informação e orientação com recurso a laser da máquina ao longo dos bordos esquerdo ou direito das rotas de colheita ou processamento. O sistema está alojado no tejadilho da cabine e permite também o acoplamento automático da ceifeira às barras frontais da Claas graças a um sistema de reconhecimento.
O sistema Dynamic Power, proposto para toda a gama Lexion, vem permitir o ajustamento do nível de potência dispensado às condições em que a colheita está a ser realizada, poupando assim até 10% de combustível.

 

Mais grão, melhor cabine
Os tegões dos grãos têm capacidades aumentadas de 9000 litros (5300) e até 18.000 litros (8900), com velocidades de descarga até aos 180 l/s e a viragem do tubo aumentou de 101 para 105 graus.
Também houve melhoramentos no posto de condução, pois a nova cabine tornou-se mais espaçosa e confortável, foi-lhe acrescida uma nova e maior janela que permite o melhoramento da visão sobre o depósito de grão.
A maior parte dos novos modelos desta nova geração de ceifeiras-debulhadoras Lexion estão disponíveis com bandas de rastos de borracha Terra Trac.

 

Rollant 520 atualizada

Com capacidade para formar fardos redondos de grande compactação, inclusivamente a elevada velocidade de avanço, a nova enfardadeira Rollant 520 foi rejuvenescida.
Com um visual de design contemporâneo, a Rollant entra no segmento das enfardadeiras de 1,25 metros de diâmetro, com 1,20 m de largura. Com câmara fixa de 16 rolos, oito dos quais fabricados em chapa de aço de 3 mm e os demais com 4 mm de espessura, com perfil estriado para uma melhor rotação do fardo, inclusivamente sob condições de baixa humidade da forragem.
A Rollant 520 tem um pick-up de 1,85 metros de largura e um rotor com 14 facas de 70 mm. Dispõe de um sistema de ajuste de rede ou corda, e pode ser controlada desde o terminal Operator.

 

 

-ler-mais-

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos