Notícias

Culturas Especializadas

New Holland propõe monda elétrica para vinhas estreitas

06/12/2021

Após ter adquirido experiência nos últimos dois anos com o acessório de monda elétrica XPS para vinhas largas, a New Holland fez agora, no SITEVI 2021, uma pré-apresentação do mesmo conceito aplicação às vinhas estreitas.

Enquanto o XPS é composto por um gerador acionado pela TDF traseira de um trator vinhateiro e por aplicadores instalados no elevador dianteiro, o conceito XPN foi projetado para os porta-alfaias Braud 9070N e trabalha em posição ventral.

A Braud surge equipada com um par de aplicadores em cada lado, que são geridos através do interface IntelliView IV. Estes aplicadores foram especificamente adaptados às exigências das vinhas estreitas em termos de largura de trabalho e adaptabilidade a diferentes tipos de vinha.

A sua alimentação elétrica é assegurada por um gerador impulsionado pelo circuito hidráulico do porta-alfaias, estando este elemento instalado no deck traseiro, atrás da cabine. O XPN resulta de um trabalho em conjunto entre as equipas da New Holland Braud, da Agxtend - que pertence igualmente ao universo CNH Industrial - e da Zasso, que foi pioneira na implementação deste conceito.

Segundo a New Holland, a utilização da tecnologia de monda elétrica XPower assume-se como uma alternativa ao controlo de infestantes através de mobilização ou aplicação de herbicidas químicos. As três entidades vão continuar a desenvolver este produto com o objetivo de o terem pronto para comercialização em 2023.

Pesquisa

Vídeos mais vistos