Notícias

Empresas

Michelin Espanha Portugal troca de presidente em 2026

18/12/2025

Partilhe:

Com um percurso de 38 anos no maior fabricante francês de pneumáticos, Maria Paz Robina esteve durante mais de sete anos à frente dos destinos da filial ibérica, isto depois de já ter passado por áreas como a Qualidade, Fabrico e Recursos Humanos.

A gestora foi, também, a primeira mulher a dirigir uma fábrica da Michelin, em Espanha, tendo liderado as unidades de Aranda de Duero e Vitoria-Gasteiz, antes de assumir, em 2019, a presidência da Michelin Espanha Portugal.

Enquanto no mais alto cargo da Michelin para a Península Ibérica, Maria Paz Robina presidiu, igualmente, à Fundação Michelin Espanha Portugal, à SIGNUS Ecovalor e ao cluster automóvel de Castela e Leão (FACYL), entre outras funções ligadas à indústria e à sustentabilidade.

Em declarações divulgadas pela própria empresa, Maria Paz Robina explica que “não foi uma decisão fácil, mas sinto que este é o momento certo, do ponto de vista pessoal e profissional. Saio com a satisfação de ter dado o melhor de mim e com profunda gratidão por tudo o que vivi”, afirmou.

Sucessor já está encontrado

Para sucessor de Robina, a Michelin escolheu César Moñux, doutorado e engenheiro industrial, com formação em Gestão e Administração de Empresas, que está na empresa desde 2002. E que, depois de já ter liderado várias fábricas do grupo, fazia, desde 2023, parte da direção europeia de Manufacturing, com sede em Clairmont-Ferrand, França.

A partir de 1 de abril de 2026, Moñux passará a liderar da operação da Michelin em Espanha e Portugal.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos