Notícias

Tech

Mecanização e ISOBUS em workshop do projeto MechSmart Forages

26/06/2018

Partilhe:

O II Workshop do Projeto MechSmart Forages (MSF), que tem como objetivo demonstrar as potencialidades da utilização de máquinas agrícolas com tecnologia ISOBUS, decorreu no dia 15 de junho, na herdade da Comenda, do INIAV, em Elvas.

Durante a formação, um grupo de agricultores, técnicos e alunos de diferentes instituições portuguesas e espanholas tiveram oportunidade de tomar contacto com um sistema ISOBUS para a aplicação da taxa variável de produtos fitofarmacêuticos em pulverizadores de jato projetado.

O programa do workshop foi repartido em dois momentos: no primeiro, em sala, com a apresentação pela Farming Agrícola da Norma ISOBUS e das suas funcionalidades em máquinas de fertilização e pulverização, seguindo-se pela CNH Portugal e ESAE a apresentação do software PLM (Precision Land Management) com a construção de mapas de prescrição a dose variável, pelos participantes.

Na segunda parte do workshop, e com base nos ficheiros construídos em sala, procedeu-se à demonstração de campo com um trator New Holland T6.155 e um pulverizador Amazone UF 1800.

No caminho da agricultura de precisão

Esta ação acontece num momento em que o conceito de agricultura de precisão é uma realidade cada vez mais presente nas empresas agrícolas nacionais. Deste modo, os instrumentos em demonstração constituem um passo determinante para a implementação do processo no parque de máquinas da exploração.

Integrado no projeto MSF - Mecanização inteligente na produção de forragens assente na técnica de sementeira direta e tecnologias de agricultura de precisão -, o projeto MechSmart Forages é liderado pelo Instituto Politécnico de Portalegre/Escola Superior Agrária de Elvas.

O projeto tem coordenação do Professor Luís Alcino Conceição num consórcio de parceria com o INIAV Elvas, Associação de Criadores de Bovinos Mertolengos, CNH Portugal /Miraldino, Farming Agricola /Vicent Giralt, Fertiprado, Agroinsider, Terrapro, APOSOLO e Herdade Nave do Grou.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos