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Tractor of the Year®

McCormick X6.440 VT-Drive - Uma condução mais precisa e intuitiva

04/10/2018

A McCormick recebeu o júri do TOTY no quartel-general de Fabbrico, em Itália, o local onde são produzidos mais de 75% dos componentes que dão forma aos seus tratores.
Após uma visita à fábrica, a experimentação em campo do X6.440 VT-Drive realizou-se no centro de testes da Topcon, também situado na região de Reggio Emilia, e contemplou o trabalho de solo com uma grade rotativa Pegoraro de 3 m e movimentação de fardos com carregador frontal.

A série X6 VT-Drive

A série é composta pelos modelos X.6.420, X6.430, X6.440, cuja potência máxima é de 121, 133 e 140 cv, respetivamente. Todos os modelos podem equipar com transmissão Xtrashift (semi-powershift), cujo escalonamento é de 36/12, ou com transmissão VT-Drive (variação contínua).

Motor

O motor é um 4 cilindros de 4,5 litros fornecido pela FPT que depois do rebranding aplicado pela McCormick assume a designação Beta Power.
Obedece ao nível de emissões Tier 4F e possui um sistema de gestão de potência que garante um boost nas tarefas que usam a TDF ou durante o transporte.
 


Transmissão de variação contínua

Desenvolvida internamente pelo Grupo Argo nas instalações de San Martino in Rio, a transmissão VT-Drive inclui 3 gamas para a frente e duas gamas para trás, e possibilita três modos de condução: Auto, Manual e TDF.
Também o software para gestão da transmissão através do monitor é 'made by Argo'. Com menus intuitivos e uma ambiente de fácil leitura, permite ao operador aplicar o tunning pretendido sem dificuldades.
A interessante junção destes dois elementos (hardware e software) representa um importante passo num segmento de tratores de média potência que estão vocacionados para um vasto leque de tarefas. O condutor passa a poder dosear com um muito maior nível de precisão o tipo de resposta que pretende do trator.
Em opção, a manete do inversor pode incluir uma posição de travão de parque. Esta funcionalidade ativa um bloqueio mecânico dentro da caixa de velocidades, sendo útil para manter o trator imobilizado de forma segura em enconstas quando o motor está desligado e a função de paragem ativa da transmissão deixa de atuar.

Agricultura de precisão

O Grupo Argo tem a Topcon como fornecedor parceiro para os equipamentos de agricultura de precisão, disponibilizando como extras a condução automática e o ISOBUS de nível III.

Cabine e conforto

Na versão VT-Drive, a cabine de quatro pilares inclui um apoio de braços onde está posicionado o joystick multifunções VT Easy Pilot, destinado primeiramente a gerir a transmissão, embora comporte também outos comandos.
O monitor principal é tátil e tem uma dimensão de 12". Para a condução automática, a marca propõe um monitor dedicado de 8".
Em matéria de conforto, entre o equipamento standard encontramos o assento pneumático e a coluna de direção de ângulo e altura ajustáveis, sendo que o painel de instrumentos acompanha ambos os movimentos. A cabine pode incluir uma caixa para refrigeração de bebidas e ser configurada com suspensão mecânica. Outro opcional é o eixo dianteiro de suspensão independente fornecido pela Carraro.

Preço

Para a versão atual deste modelo, com motor Tier 4F, ainda não existe um PVP definido para o mercado português. No entanto, a Auto Industrial indicou-nos um PVP de 90.514 Eur referente à versão anterior do McCormick X6.440 VT-Drive, com motor Fase IIIB / Tier 4i. Com a atualização do nível de emissões e a introdução de algumas melhorias impostas pela Mother Regulation é de esperar um ligeiro ajuste dquele valor.

Apreciação

O X6 é um trator versátil , que se adapta bem a tarefas muito variadas numa exploração. Em termos de funcionamento, é uma máquina a que nos adaptámos com muita facilidade.
Especialmente no trabalho com carregador frontal, foi quase pegar e andar, que nem sempre acontece com outros tratores.
Foram dois os fatores que fizeram a diferença. Por um lado, ter encontrado uma boa posição de condução e comandos no sítio certo e com a dimensão e formato apropriados, inclusive o joystick para manobrar o carregador.
Por outro lado, dispor de uma transmissão que proporciona um controlo muito preciso. Este é um fator muito importante quando se manuseia por exemplo fardos, como era o caso, que são mesmo à medida do compartimento de carga do reboque, não sobrando margem para falhas.
Uma grande vantagem da VT-Drive é possibilitar que se vá mais devagar no trajeto com carga e mais depressa no trajeto feito sem carga, sendo a dosagem ajustada apenas através do pedal de condução, ficando as duas mãos livres para o inversor, volante e controlo do carregador.

 

 

McCormick X6.440 VT-Drive

          MOTOR
Fabricante/Modelo FPT / NEF 4
Nº de Cilindros/cilindrada 4 / 4,5 L
Potência máx. / com boost 130 cv / 140 cv
Binário máximo/reserva 578 Nm / 25%
Nível de emissões Fase IV / Tier 4F

          TRANSMISSÃO
Configuração Variação contínua
Velocidade máxima 50 km/h

          HIDRÁULICO
Capacidade máxima de elevação
Traseira: 5.400 kg • Frente: 2.500 kg
Fluxo da bomba 110 L/min

          DIMENSÕES
Distância entre eixos 2.540 mm
Carga máxima admissivel 8.500 kg

 

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