Notícias

Tractor of the Year®

Same Frutteto CVT 115 S. Variação contínua em culturas especializadas.

04/10/2018

Partilhe:

Depois de ter apetrechado os Frutteto com a suspensão de braços independentes no eixo dianteiro, chegou a hora de juntar mais ingredientes a esta série. A transmissão CVT é a cereja posta no topo do bolo, mas vem acompanhada de outras novidades. Foi nos arredores de Bréscia, na região de Franciacorta, onde é produzido o famos espumante com o mesmo nome, que no início de maio a Same apresentou o Frutteto CVT. Nas vinhas da casa agrícola Bersi Serlini, experimentámos o modelo de topo desta série, que é um dos candidatos ao prémio Tractor of the Year 2019 na categoria de Melhor Especializado.

Série Frutteto CVT S

Esta série engloba dois modelos com motor de 3 cilindros (2887 cm) e três modelos com motor de 4 cilindros (3849 cm), numa faixa de potência que vai dos 88 aos 113 cv. Comparativamente com os Frutteto de caixa semi-powershift que foram apresentados na EIMA 2016, os Frutteto CVT surgem com características diferenciadoras, desde logo uma cabine completamente reconfigurada, com mais tecnologia a bordo.

Motor FARMotion

A propulsão do modelo testado está a cargo de um bloco FARMotion de 4 cilindros, com injeção common-rail. O tratamento de gases é assegurado por um sistema EGR+DOC. Dentro do capot, encontramos novidades como o filtro de ar PowerCore, o radiador de óleo com maior capacidade, e a ventoinha viscostática de controlo eletrónico.

Transmissão CVT

A grande inovação deste modelo é a transmissão de variação contínua. Desenvolvida pela própria marca, permite alcançar os 40 km/h a um regime económico de 1650 rpm e disponibiliza três estratégias de condução: Auto, Manual e TDF. O condutor pode ainda alternar entre os modos Eco e Power e beneficiar de todas as possibilidades que uma CVT proporciona. Esta transmissão é controlada através de um joystick multifunções que faz parte do novo apoio de braço MaxCom, inspirado em modelos maiores das marcas SDF. O Frutteto CVT recebe ainda um inversor eletro-hidráulico com ajuste de sensibilidade.

Hidráulico debita 100L/min

Com frequência, os trabalhos em vinhas e pomares implicam a utilização de equipamentos que requerem um grande caudal. Ainda mais numa perspetiva em que se faça uso combinado de alfaias em posição traseira, ventral e dianteira. Tendo em conta estas necessidades, neste Frutteto podem ser instalados até 9 distribuidores eletro-hidráulicos (5 atrás e 4 na frente). Além disso, a Same reforçou a performance hidráulica ao dedicar ao elevador e aos distribuidores uma bomba com sensor de carga que debita 100 L/min, estando uma segunda bomba, de 42 L/min, destinada a servir a direção.

Cabine de plataforma plana

Tudo é novo nesta cabine. A diferença nota-se logo no exterior, com os guarda-lamas de cor Same a definirem um pronunciado contorno entre a roda e o vidro, e com as elegantes 'tiras' de LED que asseguram as luzes de presença , stop e piscas. Mas também o interior foi redesenhado. Desapareceu o túnel central da transmissão, ficando a plataforma totalmente plana, e todo o ambiente a bordo se assemelha aos modelos SDF de segmento superior. Os principais comandos estão reunidos no apoio de braço MaxCom, o painel de instrumentos inclui o visor InfoCentrePro a cores de 5", onde o condutor pode consultar e gerir diversas funcionalidades do trator, e a coluna de direção, para além de ser ajustável em altura, é também ajustável em profundidade através de pedal. De notar que o painel de instrumentos acompanha a coluna de direção, ficando sempre bem visível. Detalhes simples mas úteis como um espaço para colocar o telemóvel não foram esquecidos pela Same.
 


Conforto e segurança

Em matéria de conforto, a cabine assenta em sinoblocos com fluido hidráulico, que a isolam do chassis e reduzem a vibração, e em opção este Frutteto 115 S pode ser configurado com suspensão hidropneumática ActiveDrive no eixo dianteiro, de atuação independente a cada roda. Na lista de opções estão ainda o sistema de rádio, o assento pneumático, e a possibilidade de configurar a cabine com sistema de pressurização e filtragem de categoria 4. No que respeita à segurança, o travão de parque de acionamento hidráulico está entre o equipamento standard e constitui uma novidade neste segmento.

Preço

Entre outros equipamentos, o Frutteto CVT 115 S comercializado no nosso país incluirá cabine climatizada de categoria 4, assento pneumático, suspensão no eixo dianteiro, sistema de direção rápida, e travão de parque hidráulico. O PVP indicado pela SDF Portugal é de €118.200 Eur.

Apreciação

O contacto que tivemos com o trator contemplou a deslocação numa parcela de vinha, onde ao sair e reentrar nas entrelinhas comprovámos a agilidade deste Frutteto, facto a que não é alheio o impressionante ângulo de viragem da direção que vai até aos 60º. Fizemos ainda condução em estrada para experimentar o desempenho da nova transmissão CVT, cujo interface para configuração das funcionalidades disponíveis a tornam muito fácil de utilizar. De resto, ficámos com a sensação de que a Same redefiniu o estado da arte deste segmento, sobretudo em termos de habitabilidade. A nova cabine está francamente melhor, sendo das mais interessantes deste segmento de tratores. O posto de conduçao está mais moderno, mais espaçoso e mais funcional.

 

SAME FRUTTETO CVT 115 S

          Motor

Fabricante FARMotion
Nº de Cilindros / cilindrada 4 /3.849 cm
Potência máxima 113 cv
Binário máximo 435 Nm
Nível de emissões Fase IIIB / Tier 4i

          Transmissão

Configuração Variação contínua
Velocidade máxima 40 km/h

          Hidráulico

Capacidade máxima de elevação
Traseira: 2.600 kg • Frente: 1.500 kg
Fluxo da bomba 100 L/min

          Dimensões

Distância entre eixos 2.216 mm
Carga máxima admissível 4.800 kg

 

 

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos