Notícias

Mercados

Matriculações de tratores com sinais contraditórios

15/10/2018

Partilhe:

Fonte: CEMA

No primeiro semestre de 2018, os registos de tractores na Europa caíram cerca de 5% em comparação com o primeiro semestre de 2017. Um total de 69.260 tratores agrícolas foram matriculados no primeiro semestre deste ano nos 30 países [1] dos quais a CEMA recebe informação. Ainda assim, esse número não dá uma imagem completa. As vendas caíram particularmente no primeiro trimestre, enquanto a procura no segundo trimestre de 2018 permaneceu estável em comparação com o segundo trimestre de 2017. Isso foi em certa medida o resultado de um pico nos registos de tratores em dezembro do ano passado, causado pela introdução da nova legislação da UE a partir de 1 de janeiro de 2018. Os tratores que não cumpriam os novos requisitos da legislação tiveram de ser matriculados ou colocados no mercado antes da data de introdução, resultando num elevado número de pré-matrículas no final de 2017.
A comparação entre as matrículas de tratores no período de julho de 2017 a junho de 2018, com os do período de julho de 2016 a junho de 2017 mostra um aumento significativo da ordem dos 10%. Além disso, o aumento no número de vendas de tratores em dezembro do ano passado é significativamente maior do que a quebra ocorrida no primeiro semestre de 2018. Isto torna difícil tirar conclusões claras sobre o desenvolvimento do mercado de tratores no primeiro semestre de 2018. Contudo, parece haver uma tendência positiva.


Diferenças no desenvolvimento do mercado nos países do CEMA?
Os países do CEMA [2] mostram sinais contraditórios no primeiro semestre do ano (6 meses). As matrículas de tractores nos dois maiores mercados, França e Alemanha, diminuíram cerca de 12%. Os mercados austríaco, dinamarquês, italiano e espanhol também diminuíram, respectivamente, 4%, 13%, 5% e 9%. Nos outros mercados CEMA, houve um crescimento de 19% na Bélgica, 11% nos Países Baixos e 5% no Reino Unido. Ainda assim, em todos esses países houve crescimento nos últimos 12 meses (julho de 2017 - junho de 2018) em relação aos 12 meses anteriores (julho de 2016 a junho de 2017). Não está claro qual é o impacto da introdução da legislação europeia em cada país, tornando-se complicado obter uma imagem clara e específica do país.

[1] Inclui os países EU28 excluindo a Bulgária, Chipre, Malta e Roménia. Também inclui a Bósnia Herzegovina, Islândia, Moldávia, Noruega, Sérvia & Montenegro e Suíça.
[2] Áustria, Bélgica, Dinamarca, França, Alemanha, Holanda, Itália, Espanha, Turquia, Reino Unido.

Barómetro indica clima positivo?
Tendo em conta todos os tipos de máquinas agrícolas, há um clima positivo no mercado de máquinas agrícolas. No entanto, o clima de negócios está a sofrer uma ligeira deterioração de acordo com o barômetro CEMA Business, relativamente ao pico de otimismo alcançado há vários meses atrás.?O Barómetro CEMA é um relatório mensal enviado à indústria de máquinas agrícolas europeias e abrange todas as principais categorias de produtos. Fornece uma visão geral regular do clima de negócios com base no sentimento atual do negócio e o volume de negócios esperado nos próximos 6 meses (ver abaixo).

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos