Notícias

Teste em campo

Massey Ferguson 5711, funcional e com soluções contemporâneas

01/03/2017

Partilhe:

Por: João Sobral

O MF 5711 foi um dos modelos finalistas da última edição do prémio Trator do Ano, onde concorreu à categoria Melhor Utilitário. Experimentámo-lo em França, perto de Orléans, em setembro do ano passado. Destacamos as características principais, com base numa experiência breve, que contemplou apenas condução.

Motor
O motor Agco Power de 4,4 litros, com ventoinha Viscotronic, adequa-se ao nível de emissões Fase IV/Tier 4Final. Recorre ao mesmo pack SCR+DOC (sistema tornado) usado no MF 5713 SL, que foi distinguido pelo TOTY no passado ano. Uma solução criativa foi a colocação do módulo de ureia (AdBlue) no vão da roda traseira direita, fazendo uso desse espaço livre.

Transmissão
O escalonamento de caixa, com 6 relações e 2 gamas, merece elogio. É mais cómodo ter 6 relações que não obrigam a mudar de gama, em vez das tradicionais caixas com as mesmas 12 velocidades, mas distribuídas por 4 relações e 3 gamas. O desempenho da caixa revelou-se cómodo, inclusive a passagem de gamas, que também conta com sincronização. 

Especificações técnicas

Tecnologia contemporânea
Pondo de lado o inversor sincronizado (pode ser eletro-hidráulico, em opção) e a tradicional alavanca de travão de mão, tudo o resto é mais contemporâneo do que à partida o ambiente sóbrio no interior da cabine faz aparentar. Repare-se no leque de funções acionadas por comando elétrico: 4RM, bloqueio do diferencial, ligar/desligar a TDF e selecionar o seu regime, travão elétrico da TDF (para uma paragem de emergência), hidráulico de controlo eletrónico, e super redutor (opcional). A série MF 5700 é um produto posicionado abaixo dos MF 5700 S, para quem procura um trator mais acessível e com um pack de tecnologia que não indo muito além do que é essencial, não deixa de estar atualizado.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos