Notícias

Mercados

Vendas de tratores na Europa continua a baixar

02/03/2017

Partilhe:
Saiba qual a marca de tratores mais vendida na Europa e que grupo obtém a maior fatia do mercado.

Visão global de 2016

A Organização Europeia do Comércio de Maquinaria Agrícola, CEMA divulgou uma quebra nas vendas de tratores de 6,7% em 2016 em relação ao ano anterior; mas salienta os comportamentos díspares, dependendo do país em causa (foram 27 os países considerados: Áustria, Bélgica, Bósnia-Herzegovina, Croácia, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Moldávia, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Sérvia e Montenegro, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido). O  CEMA destaca ainda como, devido à alteração nos requisitos de emissões de escape, ocorreu uma “perturbação” nos números habituais de vendas, nos tratores entre 75 e 175 cv com motores Fase IIIB que tiveram que ser matriculados antes de 1 de outubro de 2016.

Na análise por países observam-se comportamentos muito diferentes. Para este artigo, selecionámos os dados relativos aos 19 países europeus com “mais peso” na venda de tratores novos, embora para o comparativo histórico de 2012 a 2016 tenham sido considerados apenas 13 países. Numa visão global que posteriormente se individualizará por países, verifica-se que tanto a Alemanha como a França, os países com mais vendas registadas na Europa, não têm parado de baixar as suas vendas desde 2012.

Comparativamente com 2015, a Alemanha apresentou uma quebra de 11% e a França de 6%; outro dos “grandes” que tem vindo a baixar o número de tratores matriculados é a Polónia (no ano passado teve um declínio de 27%).

Outros dos “grandes”, como a Itália e o Reino Unido, também apresentaram quebras em 2016, embora pouco acentuadas, não tendo ainda conseguido recuperar após os anos de crise. No mercado ibérico, Espanha e Portugal, as coisas correram melhor o ano passado com subidas comedidas. 

 

No restante artigo poderá ler:

  • Evolução das vendas de tratores nos principais mercados europeus, por países, marcas e Grupos.
  • Ranking de venda por países.
  • Mercado Português:
  1. Matrículas de tratores agrícolas novos de 2012 a 2016
  2. Evolução das marcas em Portugal 2012 a 2016
  3. Quotas de mercado por escalões de potência 2005 a 2016

 

Artigo disponível apenas para assinantes da revista

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos