Notícias

Teste em campo

Landini Dynamic 5-120

23/03/2022

Partilhe:

Omodelo mais potente da série 5 fez parte do lote de finalistas do Tractor of the Year, na categoria Melhor Utilitário 2022, tendo o prémio sido atribuído a um modelo da John Deere. A série 5 corresponde a um perfil de trator multitarefas, com características adequadas ao trabalho com carregador frontal, inclusive no interior de estábulos, transporte e operações em campo aberto. A estética e a troca de fornecedor dos motores são as grandes mudanças face à geração anterior.
 

A série 5
São quatro os modelos que compõem a série: 5-085, 5-100, 5-110 e 5-120. O modelo de entrada equipa com um motor de 3,4 litros que fornece 75 cv de potência e diverge dos restantes nas dimensões, com 2171 mm de distância entre eixos e 5800 kg de carga máxima admissível. Os modelos maiores partilham a estrutura de base e fornecem, respetivamente, 95, 102 e 114 cv de potência.

Motor
A propulsão do 5-120 é assegurada por um motor FPT de 4 cilindros, com 3,6 litros de capacidade. Através de um sistema EGR+DOC+DPF+SCR, cumpre a norma de emissões Fase V. A manutenção é feita em intervalos de 500 horas.
Na anterior geração, a Landini recorria um motor Deutz com exatamente a mesma cilindrada. 

Transmissão
Desenvolvida internamente pela Argo Tractors, a variante Dynamic da transmissão dispõe de Park Lok, um dispositivo mecânico que imobiliza o trator mesmo em pendentes, e apresenta um escalonamento de 12 relações, com desdobramento de três níveis de powershift (HML) no sentido de avanço, o que dá um total de 36/12 velocidades.
A marca disponibiliza no entanto outras variantes, desde a mais básica 12/12 com inversor mecânico à T-Tronic 48/16 com invesor eletro-hidráulico e superlentas.

Hidráulico e TDF
O caudal fornecido pelo sistema hidráulico é de 82 L/min e a direção conta com uma bomba independente cuja performance é de 32 L/min de fluxo. Em termos de distribuidores, pode incluir até um máximo de seis, sendo três traseiros de controlo mecânico e um de controlo eletrónico, e mais dois em posição central para o elevador dianteiro e carregador, que podem funcionar em simultâneo. A nível da TDF, a Landini propõe uma função Auto PTO que, combinada com o hidráulico de controlo eletrónico, liga e desliga a TDF em função da posição do elevador traseiro, para facilitar a gestão nas manobras de cabeceira.

Conforto
A cabine conta com suspensão mecânica de dois pontos e o eixo da frente com suspensão é um extra que passa a estar disponível para configuração. Este pode incluir travões de disco para travagem efetiva às rodas da frente. 
Para obter uma melhoria da performance de tração, esta série conta com a funcionalidade Twin Lock que bloqueia em simultâneo ambos os diferenciais, dianteiro e traseiro. 

PVP
O PVP do Landini 5-120 Dynamic no mercado nacional é de 101.313 Eur. Este valor é referente à versão em cor azul escuro e jantes pretas, a que se juntam o hidráulico de controlo eletrónico, três distribuidores, e cabine com suspensão. De acordo com Osvaldo Cordeiro, diretor comercial para Portugal, a Argo Ibérica prevê que a nova geração de tratores Landini série 5 fique disponível para entrega aos clientes portugueses em junho deste ano.

 

- Leia mais -

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos