Notícias

Produto

Jopauto e Clemens em demonstrações pelo país

17/12/2021

Partilhe:

Ia novembro a meio quando os viticultores das regiões do Douro, Dão, Alentejo e Oeste beneficiaram de eventos de demonstração em campo com as máquinas da Clemens. O primeiro dia foi dedicado ao Douro, tendo começado na Quinta do Ataíde, uma propriedade da Symington Vinhos SA situada no Vale da Vilariça. O nevoeiro matinal que cobria a área de vinha foi atravessado por dois tratores com alfaias Clemens instaladas na frente e atrás, para operação combinada, numa ação que contou com a presença dos técnicos daquela casa produtora de vinhos.

De tarde, já com um sol de São Martinho, a equipa deslocou-se para a Quinta do Cidrô, em São João da Pesqueira, pertencente à Real Companhia Velha. Aí, foi realizada uma demonstração direcionada a agricultores associados da Prodouro. A semana de campo seria encerrada na Quinta da Almiara, numa ação preparada em coordenação com a Auto Agrícola Sobralense para os viticultores da região Oeste.

Radius SL Plus
Muito avançado do ponto de vista da versatilidade, este entre-cepas permite o trabalha com dois elementos, faca de 50 cm e rotor hidráulico, podendo ser associado a diferentes tipologias de quadro.
Durante as demonstrações, ficou comprovada a eficácia da mobilização que realiza entre cepas e a importância de encontrar um ajuste correto da sensibilidade de retorno da faca para proteger as plantas jovens e os tutores mais frágeis.

Em condições de ervas fáceis, é possível retirar o rotor e trabalhar apenas com a faca. Mas com ervas mais resistentes, o rotor assume um papel determinante para deixar a linha bem limpa.
Em solos mais pesados, a definição de uma correta regulação da pressão da faca, que define a força de entrada deste elemento na terra, é também determinante para a obtenção do resultado desejado.

Multi Clean
Para cortar erva sem revolver o solo, esta alfaia é acionada por motores hidráulicos que aplicam um movimento rotativo a fios de corte. A filosofia por detrás desta tecnologia passa por realizar um trabalho superficial de modo a proteger as cepas e sobretudo as plantas jovens. A máquina em demonstração no norte estava montada num pórtico invertido em U, e incluía dois motores hidráulicos instalados em sentido convergente, para realizar a deservagem nos dois  lados de uma linha numa só passagem.

Esta configuração frontal passa sob o tubo de rega instalado no bardo e permite ajustar a inclinação, bem como controlar a máquina com mais precisão. Para as vinhas em patamares do Douro, esta é a única solução mecanizada que permite trabalhar o bardo inteiro de uma só vez, o que inclui o lado da rampa do talude. No oeste, o Multi Clean apresentado estava montado num quadro traseiro com rodas e incluía dois motores hidráulicos instalados em sentido divergente, para o trabalho de duas linhas em simultâneo em apenas um dos lados. Nesta configuração, as rodas de apoio servem para regular a altitude a que o fio vai trabalhar. Se o quadro tiver descentramento hidráulico, é possível trabalhar em qualquer largura de vinha.

Para além da remoção da erva, a Multi Clean XS pode ser utilizada também para retirar ladrões em fase embrionária, quando estão ainda tenros, até uma altura de corte de 35 cm. Nas demonstrações, foi possível comprovar que o cruzamento dos fios no trabalho em simultâneo com duas cabeças permite fazer uma limpeza muito eficaz. Quando um agricultor dispõe de um orçamento menor, pode adquirir só uma cabeça para trabalhar um lado da linha. 

A máquina requer um fluxo de 24 L/min e o consumo de fio é de sensivelmente 1 muda a cada 7 hectares, podendo variar consoante a perícia do operador, a existência de ervas robustas que exijam pôr os motores a regimes mais altos, e a existência ou não de pedras no solo. Para as vinhas instaladas em patamares, a Jopauto e a Clemens estão a estudar a possibilidade de fazer levantar hidraulicamente a barra externa do quadro (na configuração frontal) para em certas situações se poder trabalhar só com o motor do lado de dentro. Entre outras vantagens, esta melhoria vai facilitar as manobras em linhas curvas.

Finger Roller e Finger Hoe
Os acessórios Finger Roller (rodas metálicas dentadas) e Finger Hoe (estrela de material flexível), destinam-se à operação de sacha e realizam um trabalho mais completo quando instalados num mesmo quadro para funcionamento em simultâneo. Com dois discos recortados de diâmetro diferenciado, o Finger Roller faz mobilização homogénea mesmo em terrenos inclinados. E contrariamente aos discos tradicionais, não deixa um canal formado, o que em terrenos mais inclinados tenderia a acentuar a erosão. Para adaptação a diferentes condições, o Finger Roller comporta dois ajustes de ângulo de trabalho. 

O Finger Hoe destina-se a remover o solo e as infestantes junto à videira. Sendo os vértices da coroa de material flexível, é adequado para plantações jovens ou de caule irregular. A sua utilização isolada, sem a passagem prévia e simultânea do Finger Roller, só é aconselhada em solos soltos ou arenosos.
Ambos os acessórios podem ser aplicados em suportes da Clemmens para a frente do trator, mesmo em modelos que não disponham de elevador frontal.

Teractiv Duo
Este cultivador trabalha a linha e a entrelinha em simultâneo. Para o trabalho na entrelinha, é constituído por bicos flexíveis de mobilização e por um rolo que faz o destorroamento e alisamento. Para o trabalho na linha, comporta acessórios Radius SL nas laterais do quadro, os quais são constituídos por discos de recorte e por facas intercepas equipadas com sensor hidráulico.

O Teractiv Duo inclui uma função de elevação hidráulica dos bicos e rolo, o que possibilita que se faça o trabalho de mobilização junto às cepas em bardos onde a entrelinha é para permanecer em verde.
A elevação é feita a um ângulo de 75° e o rolo recolhe para manter o conjunto curto nas viragens e garantir estabilidade ao chassis. 

O quadro onde o sistema Radius está instalado comporta ajuste hidráulico da largura de trabalho para se adaptar a diferentes espaçamentos de vinha. Na versão standard o ajuste vai dos 1.100 aos 1.600 mm mas a marca pode disponibilizar uma extensão máxima até 2.100 mm. Em função da largura do chassis e do resultado de mobilização que se pretende obter, este cultivador pode ser configurado com 3, 5, 6 ou 7 bicos flexíveis.

 

- Leia mais -

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos