Notícias

Mercados

Janeiro 2024 melhor do que janeiro passado

24/03/2024

Partilhe:

Tratores
Numa análise por segmentos, o de menos de 50 cv representou 40% das matrículas, 51 a 120 cv, 55%, 121 a 200 cv, 4% e mais de 200 cv, 1%.

 

 

Reboques

A matriculação de reboques mantém a tendência negativa com uma quebra de 31 unidades face a igual período do ano anterior.

 

ATVs e UTVs
Se nos UTVs janeiro de 2024 teve as mesmas matrículas de janeiro de 2023 (43), nos ATVs ocorreu uma quebra de 25 unidades.

 

O clima empresarial continua em profunda recessão
| Barómetro de negócios da Associação Europeia de Maquinaria Agrícola (CEMA)

O índice geral do clima empresarial para a indústria de maquinaria agrícola na Europa voltou a deteriorar-se ligeiramente, após a forte descida dos meses anteriores. Em fevereiro, o índice diminuiu de -50 para -52 pontos (numa escala de -100 a +100).

Enquanto os índices de clima empresarial para o equipamento de transporte e pecuária melhoraram até certo ponto, atingindo níveis menos negativos, os índices para os fabricantes de tratores e equipamento de colheita caíram para mínimos históricos.

De um modo geral, em todos os segmentos, mais de metade dos participantes no inquérito considera que a atual situação empresarial é desfavorável e dois terços preveem mesmo uma diminuição do seu volume de negócios nos próximos seis meses. Apenas se observou uma estabilização gradual nas expetativas para a entrada de encomendas (um indicador que não está incluído no cálculo do índice geral do barómetro).

Depois de as carteiras de encomendas terem atingido um pico no início do ano passado, o volume de encomendas registou uma redução consecutiva significativa e corresponde agora a um período de produção de 3,9 meses, o que é ainda relativamente elevado numa comparação a longo prazo, mas inferior ao início de qualquer ano nos últimos três anos.

 

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos