Notícias

Produto

Igus lança casquilhos deslizantes para a indústria agrícola de baixo desgaste e isentos de lubrificação

29/06/2021

Partilhe:

A Igus lançou o novo tribo-material Iglidur TX2: novos casquilhos deslizantes que não necessitam de lubrificação e manutenção e que, nos testes já realizados, mostram capacidade de ter uma duração de vida até 3,5 vezes superior em aplicações com pressões aplicadas superiores a 100MPa.

Pelas condições ambientais adversas a que as máquinas e veículos agrícolas estão sujeitos, fatores como o frio, o calor, a poeira ou a sujidade têm uma influência grande nos pontos de apoio com movimento. Mas com estes casquilhos fabricados por enrolamento de fibras, e devido ao desenho entrelaçado destas, fica assegurada a resistência mecânica da máquina, passando esta a ser capaz de suportar forças de compressão máximas admissíveis de 400 MPa. Este material foi extensivamente testado nos bancos de ensaio interiores e exteriores no laboratório de teste da Igus, com uma área de 3.800 metros quadrados e os testes de oscilação em veios de cromoduro mostraram que o Iglidur TX2 é cerca de 3,5 vezes mais resistente ao desgaste do que o material standard TX1, para aplicações exigentes.

O facto de não necessitar de lubrificação - mesmo as escavadoras mais pequenas continuam a precisar de 50 litros de lubrificante por ano - deve-se a uma característica peculiar: como todos os casquilhos deslizantes Iglidur, o TX2 é autolubrificado e funciona a seco, o que impede que a sujidade se acumule nos pontos oscilantes, reduzindo ainda a manutenção e reparação, bem como o cenário de a máquina falhar devido a lubrificação insuficiente.

Opção sustentável para o ambiente, o Iglidur TX2 é resistente à corrosão e água do mar, podendo ser utilizado em aplicações com movimento no setor marítimo, existindo a hipótese de os casquilhos serem fabricados com um diâmetro até 2.800 milímetros. "De acordo com os operadores, mesmo uma escavadora pequena precisa entre 50 a 60 litros de lubrificante por ano. Dado que os casquilhos Iglidur TX2 não necessitam de lubrificação, o cliente beneficia de três vantagens: não só poupa nos custos de óleo ou graxa e tempo de manutenção, como também não é libertado qualquer lubrificante para o meio ambiente", explicou Stefan Loockmann-Rittich, diretor da Unidade de Casquilhos Deslizantes Iglidur na Igus.

 

Aproveite a nossa promoção e assine a revista por apenas 20€.
Válida até 15 de julho 2021.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos