Notícias

Culturas Especializadas

Garford testa versão renovada do pulverizador Robocrop Spot Sprayer

08/08/2021

Partilhe:

Há cerca de 20 anos, a Garford foi uma das primeiras empresas a incluir câmaras para guiamento automático dos cultivadores entre fileiras. Especialista em remoção seletiva de infestantes, a empresa do Reino Unido trabalha agora numa versão renovada do seu pulverizador "Robocrop Spot Sprayer", introduzindo-lhe mais bicos por metro e um tipo diferente do bico de pulverização - cada bico tem 6 pequenos orifícios dispostos em um padrão circular e não funcionam com o padrão de pulverização em ângulo de 80, 90 ou 110 graus. Ao invés, cada orifício pulveriza uma mistura de herbicida diretamente para baixo.

Numa demonstração da máquina feita numa cultura de chicória no sul dos Países Baixos, o protótipo "Robocrop Spot Sprayer" tem agora a barra de pulverização de 2 metros de largura colocada na zona frontal e é equipada com duas câmaras cuja função é identificar e acompanhar as linhas de cultivo e detetar as infestantes. A barra de pulverização tem 24 bocais, com 8 centímetros de espaço entre si, sendo que as câmaras estão colocadas ao nível dos olhos e ajustadas 80 centímetros à frente da barra para detetar as infestantes antes de a barra lá chegar. Para os responsáveis da Garford, o ângulo da câmara é crucial para a eficácia deste pulverizador e dependerá sempre do tipo e estado de desenvolvimento da cultura que está a ser pulverizada.

Veja o teste efetuado nos Países Baixos AQUI

Cada câmara alcança até 1,5 metros de largura, o que equivale a três fileiras de chicória mas a Garford ainda está a testar modificar o número de câmaras consoante as circunstâncias em que o pulverizador vai fazer o seu trabalho. Ainda assim, estas câmaras não conseguem reconhecer o tipo de infestante ou cultura, não criam mapas de biomassa nem medem a clorofila da planta. 

No teste efetuado, a tecnologia foi baseada em culturas em linha plantadas a uma distância fixa de linha de 50 cm. É uma das configurações a inserir no terminal mas há outras como o ângulo da câmera, altura e largura da planta, cor da planta e o tamanho mínimo das infestantes. A largura da linha e a largura da planta determinam a largura de banda à qual os bicos são ajustados para aplicar um herbicida se as câmaras detetarem infestantes entre as linhas, evitando assim danos para a cultura.

Referência final para o facto de o tanque instalado na máquina poder conter até 100 litros de calda de pulverização e caso sejam adicionadas luzes de LED, o pulverizador também pode ser utilizado à noite.

A Garford é comercializada em vários países europeus mas não possui ainda uma representação em Portugal. 

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos