Notícias

Feiras e Eventos

Feira dos Gorazes realiza-se de 13 a 16 de Outubro em Mogadouro

12/10/2022

Partilhe:

Mogadouro recebe, nos próximos dias, mais uma edição da Feira dos Gorazes, uma das feiras mais antigas em Portugal e a mais importante realizada na região de Trás-os-Montes, com a primeira edição a remontar a 1760, ano em que surgiram as primeiras referências escritas sobre o evento. A Feira de Atividades Económicas do Nordeste Transmontano realiza-se entre os dias 13 a 16 deste mês, com abolsamia a marcar presença no sábado, dia 15.

"Goraz será o resultado da evolução da palavra Voraz relacionado com a grande apetência para o consumo de carne de porco e vitela, neste período. De acordo com A. Mourinho, autor de uma obra dedicada a esta feira o termo Gorazil, Corazil e Goarazel têm a sua raiz na palavra grega Koipás (que se lê Goiráz ou Koirás), a qual significa carne de porco. O 'Goarazel' ou 'Goraz' seria um imposto pago pelos de Mogadouro aos senhores destas terras. O tributo, pago em carne de porco (localmente designada marrã) por altura da Feira anual, deu nome ao evento e popularizou o consumo e compra da marrã durante a Feira. A tese não é consensual, mas foi ganhando expressão e os mogadourenses continuam a pagar o imposto à tradição durante os dias do evento. À marrã juntou-se, atualmente, a posta transmontana e poucos são os que resistem a degustar um bom naco de carne durante os Gorazes", pode ler-se sobre a razão do nome desta feira no site 7maravilhas.pt. 

Organizada pela Associação Comercial e Industrial e pela Câmara Municipal de Mogadouro, a Feira dos Gorazes tem-se desenvolvido nas últimas décadas, querendo a organização  "continuar a afirmar o evento enquanto fator potenciador da 'Economia Rural'".

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos