Notícias

Produto

Energia azul na Trofa

19/10/2022

Partilhe:

Sempre a crescer
Em 1988 nasce na freguesia de São Martinho do Bougado, Trofa, a exploração de vacas leiteiras Quinta da Gabriela. O negócio foi crescendo e, em 1994, constituiu a Sociedade Agrícola Quinta da Gabriela. “Começámos com sensivelmente 17 hectares de lavradio e ao dia de hoje vamos nos 27, mas queremos continuar a aumentar”, explicou Pedro Maia, sócio fundador e gerente da empresa.
 
A par e passo com o crescimento de área trabalhada vem a produção de leite. “Desde o início, em 1994, até 2018 aumentámos de forma gradual e contínua os litros produzidos pela Quinta”, na qual trabalham diariamente Pedro, a esposa, e o filho, Miguel Maia. Para alimentar o gado, a empresa produz a sua própria silagem que também aproveita para vender. Desde 2018 que a Sociedade faz o embalamento da silagem em vácuo, técnica que utiliza até ao dia de hoje. “Neste momento, vendemos entre 3 a 4 mil toneladas de silagem ensacada por ano, contendo cada saca um peso médio de 40 kgs”, explicou Pedro Maia.
 


Mais área, mais rápido
O planeado aumento de área de lavradio e da produção de leite foi o principal motivo da chegada à Quinta da Gabriela do T6.160 Dynamic Command BluePower. “Vem para ajudar nos trabalhos, quer de lavoura para as sementeiras de milho, quer para a colheita e as sementeiras de azevém da cultura de inverno. A nossa ideia é, se possível, aumentar a produção, trabalhar mais área e mais rápido, conseguindo fazer mais sementeiras em menos dias. Ganhar tempo neste trabalho é muito importante pois, se pudermos fazer as sementeiras em 12 dias ao invés de três semanas, conseguimos semear e colher cedo, que é especialmente importante com o tempo quente que se tem feito sentir no verão”, elucidou Pedro Maia. Entre a charrua, os reboques para transporte, e o rototerra com semeador integrado, o trator deverá totalizar entre 600 a 750 horas anuais de trabalho, de acordo com a previsão do novo dono, que não planeia, para já, equipá-lo com carregador frontal por já ter dois tratores para essa tarefa.

Cliente New Holland há mais de uma década, Pedro explicou o porquê de voltar a apostar num trator da marca azul. “Escolhi a New Holland pelas máquinas que já tinha e pela confiança nas pessoas e assistência da SEAC. Além disso, destaco a apresentação que me fizeram da máquina, que me ajudou a concluir que, de facto, as características do trator vão ao encontro do que procuro”, concluiu.
 


New Holland T6.160 Dynamic Command Blue Power
A Série T6 da New Holland é composta por seis modelos, quatro com motor de quatro cilindros e dois de seis cilindros, com potências entre os 145 e os 175 cv. A distância entre eixos é de 2642 mm e o peso cifra-se nos 5610kg. O trator adquirido pela Sociedade Agrícola Quinta da Gabriela é um T6.160 Dynamic Command Blue Power. A designação Blue Power explica uma edição exclusiva que, a par do azul característico, conta ainda com outras personalizações dentro e fora da cabine.

Motor
Os modelos T6 equipam com motor NEF HI-eSCR 2 ECOBlue™, desenvolvido pela FPT Industrial. Para cumprir com os requisitos da Fase V da norma de emissões, o motor utiliza um sistema HI-eSCR 2 ECOBlue™, sistema de pós-tratamento de gases que não exige manutenção.

O bloco de 6 cilindros que equipa o T6.160 tem uma potência máxima com gestão de potência do motor (ISO TR14396- ECE R12) de 164 cv, e um intervalo de manutenção de 750 horas.

Transmissão
A Dynamic Command™ 24x24, semi-powershift de oito velocidades e três gamas, permite alternar entre oito velocidades sob carga sem ser necessário mudar de gama. Para trabalhos que assim o exijam, o trator pode equipar com marchas super-lentas.

Hidráulico
Todos os modelos Electro Command™ e Dynamic Command™ estão equipados de série com sistema hidráulico de centro aberto e caudal de 86 litros/min. Para os modelos Electro Command™ está disponível como opcional uma bomba CCLS de 121 litros/minuto (150 l/min nos modelos equipados com a transmissão Dynamic Command).

Agricultura de precisão
Existem três packs disponíveis com diferentes níveis de precisão, consoante as necessidades do utilizador.  Posicionamento por GPS, pré-instalação da coluna para auto-condução, direção configurável pelo operador (desde um quarto de volta até meia-volta do volante), ou software de gestão de alfaias por ISOBUS são algumas das mais valias que equipam o novo trator da Sociedade Agrícola da Quinta da Gabriela.

-ler-mais-

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos