Notícias

Feiras e Eventos

EIMA International 2026 arranca com procura recorde e lotação esgotada à vista

21/01/2026

Partilhe:

Segundo revelou, esta terça-feira, a organização da EIMA, a FederUnacoma - Federação Italiana de Fabricantes de Máquinas Agrícolas, a enorme adesão registada até ao momento, por parte das empresas expositoras, confirma não só o crescimento do evento, como obriga, agora, a ajustar a distribuição dos espaços, numa tentativa de acomodar os pedidos que continuam a chegar.

A 47.ª edição da EIMA deverá manter a estrutura habitual, com 14 setores especializados e sete áreas temáticas (Showcases), incluindo “Energy”, “Components”, “Idrotech”, “Digital” e “Green”. A estes, juntam-se, depois, duas novidades: “EIMA Extend” e “EIMA Campus”.

A par destas iniciativas, mantêm-se, ainda, as demonstrações dinâmicas ao ar livre e iniciativas como o Tractor of the Year, o Garden E-motion, o Contoterzista Driver Trophy e a REAL, arena dedicada à robótica e a máquinas altamente automatizadas.

Na apresentação oficial, realizada via streaming, a diretora-geral da FederUnacoma, Simona Rapastella, sublinhou que a EIMA “mantém as suas características distintivas”, embora continue a evoluir “em termos de conteúdos, organização espacial e serviços”. Sendo que, entre os reforços anunciados, conta-se a valorização do salão EIMA Extend, reservado a instituições, organizações profissionais e intervenientes da cadeia de valor, bem como a disponibilidade do novo Pavilhão 35, em construção pela BolognaFiere.

Inovação técnica como pilar

Em 2026, a inovação tecnológica voltará a ser um dos pilares do evento, com destaque para o concurso de Inovações Técnicas, cuja cerimónia de entrega de prémios está marcada para 1 de outubro, no Palazzo Re Enzo, em Bolonha. Já os EIMA Social Awards, dedicados à comunicação nas redes sociais por parte das empresas expositoras, serão atribuídos a 13 de novembro.

Ao mesmo tempo, o programa de conferências e encontros volta a ser particularmente intenso, com cerca de 150 eventos previstos, abrangendo temas técnicos e também questões políticas, económicas e geopolíticas, que prometem influenciar o setor agrícola e a mecanização.

Para Rapastella, esta dimensão vem reforçar o posicionamento internacional da EIMA, que regista um aumento contínuo de operadores estrangeiros, acolhe delegações oficiais do ICE provenientes de mais de 80 países e recebe entidades reconhecidas como o Club of Bologna.

Desenhar o Futuro da Agricultura

Com o mote “Design the Agricultural Future” (Desenhar o Futuro da Agricultura, em português), a EIMA 2026 pretende contribuir para definir orientações estratégicas no domínio do desenvolvimento agrícola, num contexto em que a produtividade e a sustentabilidade são prioridades globais.

A conferência de imprensa deste dia 21 de janeiro, que teve lugar em Roma, marcou, ainda, o arranque do roteiro internacional de promoção do evento, que inclui cerca de 20 apresentações em Itália e no estrangeiro, passando por países como Argélia, Argentina, Brasil, Reino Unido, Grécia, Marrocos, Polónia, Espanha, Sérvia, Estados Unidos e Uzbequistão.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos