Notícias

Notícia

CLAAS JAGUAR 1000 e ORBIS 10500 distinguidos com os prémios AE50 da ASABE

22/01/2026

Partilhe:

A Sociedade Americana de Engenharia Agrícola e Biológica (ASABE) premiou duas inovações da CLAAS com os reputados prémios AE50: a nova série de picadoras de forragem JAGUAR 1000 e a cabeça colhedora de milho ORBIS 10500. A cerimónia oficial de entrega dos prémios terá lugar em fevereiro de 2026 na Conferência de Tecnologia de Equipamento Agrícola da ASABE, em Louisville, Kentucky.

Para o diretor de vendas de ceifeiras-debulhadoras autopropulsadas da CLAAS nos E.U.A, Dennis Ogle, “tanto a série JAGUAR 1000 como a ORBIS 10500 foram desenvolvidas em estreita colaboração com agricultores e prestadores de serviços, com foco no aumento real da produtividade e na facilidade de utilização com um elevado grau de automatização.”

JAGUAR 1000: o máximo desempenho máximo com novas dimensões

Os quatro modelos da série JAGUAR 1000 representam uma nova geração de picadoras de forragem, suportada por mais de 50 anos de experiência no desenvolvimento e fabrico de máquinas autopropulsadas. Com potências até 1.110 cv, o desenvolvimento centrou-se num conceito global orientado para o futuro, visando a eficiência e os elevados rendimentos, com máximo caudal de processamento.

Entre os pontos técnicos em destaque estão o fluxo de material de grande capacidade, a pré-compactação totalmente hidráulica, a qualidade e homogeneidade da picagem, o corncracker de 310 mm (para melhor libertação do grão) e o conceito de transmissão com dois acessórios frontais variáveis independentes para cabeças PICK UP e ORBIS de alto desempenho.

No campo da digitalização e assistência ao operador, a JAGUAR 1000 integra a nova geração de sistemas de apoio e soluções digitais, incluindo o NUTRIMETER. A combinação com uma das cabinas mais silenciosas do mercado e a direção por joystick (opcional) completa a proposta de conforto e controlo para trabalhos intensivos.

A marca lembra também o marco de produtividade associado à gama: 4.096 toneladas em 12 horas, com uma JAGUAR 1200, registadas como recorde mundial oficial do Guinness.

ORBIS 10500: 14 fileiras, adaptação ao solo e transporte simplificado

O júri da ASABE destacou o modelo ORBIS 10500 pela engenharia e contributo para aumentar a eficiência global da colheita. Esta cabeça independente das fileiras tem 10,50 m de largura de trabalho, equivalente a 14 fileiras a 75 cm.

Trabalha com acionamento variável e independente da lâmina e discos de transporte, bem como dos tambores transportadores, com o objetivo de manter a qualidade de alimentação e a picagem em diferentes condições e comprimentos de corte.

A partir da cabina, o operador pode ajustar as velocidades do fluxo de colheita em modo automático, associando-as ao comprimento de corte e à velocidade de avanço.

A adaptação ao terreno é garantida pelo AUTO CONTOUR e pelas rodas estabilizadoras com controlo ativo, permitindo manter a altura de trabalho ideal mesmo em topografias irregulares e a diferentes ritmos de trabalho.

Para o transporte em estrada, a CLAAS sublinha a proteção de transporte automática integrada e o chassis de transporte, permitindo circulação com largura exterior inferior a 3,30 m, com menos tempos de preparação.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos