Notícias

Empresas

Como será a Herculano daqui a 30 anos?

29/03/2023

Partilhe:

2022 fechou com a Herculano em 1º lugar na matriculação de reboques em Portugal e Espanha. Foi um ano positivo?
Em 2022 faturámos 16 milhões de euros mas, se tivéssemos conseguido entregar tudo aquilo que tínhamos encomendado, teríamos chegado aos €22 M e batido todos os recordes. Por isso, sim, foi um ano muito bom. Foi um ano em que crescemos mais de 10% em faturação face ao anterior, tendo também crescido ao nível dos resultados. Ao mesmo tempo, foi também complicado, porque continuámos a sentir o aumento dos preços das matérias-primas e o alargamento dos prazos de entrega dos nossos fornecedores. Assim, tivemos de aumentar o stock de componentes para conseguirmos responder de forma rápida ao mercado. Neste momento, temos o maior nível de stock de sempre da empresa porque não podemos deixar os nossos clientes “na mão”. Apesar de todos estes constrangimentos, o ano acabou da melhor maneira, terminando a Herculano como líder de mercado em Portugal e Espanha. Está em linha com a estratégia da empresa que é ser líder ibérica. Outro dado importante é que o nosso cliente final continua a reconhecer a qualidade do produto Herculano, como atestou o inquérito de satisfação que realizámos. Dá-nos muito orgulho e ajuda-nos a perceber que estamos no caminho certo.

Olhando ao mercado de máquinas agrícolas em Portugal (tratores e reboques), 2022 foi um ano de quebra. Como conseguiu a Herculano apresentar resultados tão positivos?
É verdade que o mercado nacional de reboques e tratores, de uma forma geral caiu, mas nós conseguimos contrapor com um grande crescimento no mercado francês, que acabou por compensar quebras noutros mercados. Em França entrámos mesmo no top10 de fornecedores de máquinas agrícolas, sendo a única marca não francesa. Hoje é o nosso principal mercado de exportação, estando mesmo à frente de Espanha.
 

Para 2023, é possível arriscar algum prognóstico?
Os atrasos dos fornecedores acabaram por fazer com que tivéssemos de comprar mais do que necessitamos, uma tendência generalizada no mercado que tem feito com que os preços continuem a aumentar. Diria que o ano passado foi instável, e 2023 será um ano de incerteza. Tanto vamos lendo previsões muito positivas, como muito negativas, tanto de parceiros, como de clientes. Assim, na impossibilidade de planear com certeza para o próximo ano, optámos por um planeamento a muito longo prazo. Olhamos para o que queremos no futuro, como queremos estar em 2030. É assim que surge o H2030.

Em que consiste exatamente o H2030?
Este projeto começou a ser desenhado no início do ano passado, e tem como objetivo projetar a empresa para os próximos trinta anos. Está dividido em três grandes períodos temporais, ou fases. Neste momento, estamos a trabalhar na primeira, que se centra no Produto. O objetivo passa por uma uniformização das peças, reduzindo o número de referências, e modularização da produção. Isto permite ter peças muito similares e que sirvam para vários produtos, reduzindo stocks, tempos de entrega e o custo final. Resumindo, esta primeira fase centra-se em preparar o produto para aquilo que queremos em termos de produção do mesmo. A segunda fase é a da Operação. Consistirá numa reformulação de toda a nossa fábrica. Será instalada uma nova unidade junto à atual, que será responsável por todo o Corte e Conformação. Investiremos em novos equipamentos, num investimento estimado em 5 milhões de euros. Esta fase deverá demorar um total de dois anos. A terceira fase será a Digitalização, que consistirá em digitalizar tudo o que de bom foi feito nas duas fases anteriores. Concluímos que este era o caminho que mais sentido fazia: começar por eliminar o desperdício, definir como queremos produzir e, finalmente, digitalizar.

Nova fábrica
Vamos arrancar com o projeto do novo layout da fábrica ainda no mês de fevereiro e teremos a oportunidade de montar a fábrica ideal. Desta forma, todos os pressupostos que fomos reunindo ao longo do tempo, como ter os processos produtivos a comunicar entre si de uma forma digital, todo o acesso a informação também de forma digital, ou a passagem de peças entre setores de forma automatizada, vão ser integrados no desenho para que, daqui a três ou quatro anos, a fábrica esteja a funcionar de forma otimizada. Se no passado fazíamos melhorias circunstanciais ao processo, mas todas elas desligadas entre si, agora o paradigma é completamente diferente: vamos desenhar a fábrica ideal sem limitações.

Quais os planos para a rede de distribuição presentes no H2030?
Ao nível da distribuição, a nossa visão de longo prazo, que foi transposta para o plano H2030, passa pela redução da rede, tanto nos mercados de exportação como no mercado nacional. Isto deve-se à forma diferenciada como queremos estar no mercado. No passado podíamos chegar a ter três ou quatro concessionários na mesma zona, a oferecerem exatamente a mesma solução. Isto gerava guerras de preço, que prejudicavam os concessionários e também a Herculano. Hoje acreditamos que devemos ter apenas um concessionário por zona, alguém que vista a nossa camisola e que defenda o produto pela sua qualidade e não pelo preço. No fundo, queremos profissionalizar o nosso “braço comercial”, porque assim teremos todos resultados muito melhores. Em Espanha, por exemplo, não sentíamos que os concessionários vestissem a nossa camisola, éramos apenas mais um fabricante que eles trabalhavam. Nós não queremos ser “mais um”: queremos ser a única marca de reboques e cisternas que eles distribuem, e que o façam com qualidade. E acreditamos que isso só é possível se houver esta relação estreita de parceria. Assim, nos mercados de exportação, a estratégia passa por ter um distribuidor único em cada país. Já trabalhamos desta forma na Nova-Zelândia, na Bélgica e, mais recentemente, em Espanha. Em relação ao mercado espanhol, vínhamos com uma tendência de descida e optámos por celebrar no final de 2022 uma parceria com a Farming Agrícola para que assegurem a distribuição da nossa marca em Espanha. A Farming Agrícola veio ao nosso encontro e isso é, desde logo, motivo de orgulho, devido à empresa que é, com uma estrutura, presença, e dimensão invejáveis. É um atestado da qualidade dos nossos produtos.

-ler-mais-

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos