Notícias

Empresas

CYR: Dominar o Oeste

29/03/2023

Partilhe:

A CYR, empresa de Torres Vedras fundada em 2005, é especialista em todo o tipo de rolamentos, vedantes, tubagens hidráulicas e para condução de líquidos alimentares, ferramentas e equipamentos para oficinas, manutenção e redes de ar comprimido. Em 2019, criou a CYRagro com o objetivo de reforçar a aposta no produto e serviço ao cliente agrícola, tendo para isso alargado os espaços físicos para stock e atendimento comercial. No final de 2022 a empresa voltou a aumentar a capacidade no mercado agrícola da zona Oeste, através da compra da Tractor Caldas, Lda. Carlos Esteves, em entrevista à revista abolsamia, explicou as razões deste passo.


“Quando analisamos o potencial de negócio da zona Oeste, verificamos que a agroindústria é o principal sector de atividade. Como tal, era por aí que tínhamos de crescer”, começou por explicar. “Por isso, criámos o nosso ‘braço agrícola’ em 2019, a CYRagro, focada, sobretudo, nas peças de reposição de tudo o que são equipamentos agrícolas e agroalimentares”, contextualizou Carlos Esteves.

“A partir daí definimos como objetivo alcançar uma posição dominante no mercado de peças de reposição da zona Oeste. Como forma de aumentar a nossa quota de mercado e a nossa dimensão, que nos dá outros argumentos junto dos fornecedores e consequente capacidade de resposta aos pedidos dos clientes, decidimos que fazia sentido adquirir outra empresa, e é assim que surge a compra da Tractor Caldas. Será como que o ‘ponta de lança’ da CYRagro”, exemplificou.

“A Tractor Caldas será a referência na região Oeste em produtos para o apoio à agricultura e às industrias alimentares”, explicou Carlos Esteves. “Isto significa que, à atual gama existente de peças para máquinas agrícolas, serão adicionadas as linhas de produto das marcas representadas pela CYR, como os rolamentos NTN e JTEKT, as mangueiras industriais CONTINENTAL, a pneumática SMC, os vedantes CORTECO, os elétrodos FUSIONPOINT, as ferramentas WERA, as rótulas DURBAL e os abrasivos SPARKFLEX. O objetivo é ser um fornecedor global para os clientes destas áreas de negócio”.
 

Queremos continuar a crescer
Também reforçada será a aposta na hidráulica, seja na cravação de tubos para a agricultura e indústria, onde se irá alargar a gama de tubos e acessórios para ter uma resposta mais rápida, seja na oferta de acessórios e componentes de hidráulica aplicada, ou na automação pneumática, fundamental para a indústria e setor alimentar. “Já temos um equipamento em operação na Tractor Caldas mas queremos aumentar a quota de mercado nestes serviços”, definiu.



Na Tractor Caldas manter-se-á a mesma equipa, a qual será reforçada e usufruirá de um vasto programa de formação técnica e de produto, quer interno, quer das marcas, de forma a conseguir prestar um melhor serviço ao cliente, apoiado pelos recursos técnicos disponibilizados pela CYR e pelas marcas representadas. Em relação ao nome Tractor Caldas, “manter-se-á até que o cliente se adapte à mudança, passando nessa altura a CYRagro”.



Para finalizar, colocado perante a questão “a expansão da CYR fica por aqui?”, Carlos Esteves prometeu novidades para o futuro. “A estratégia da CYR a longo prazo baseia-se na consolidação da sua presença nos setores agrícola e agroindustrial, oferecendo aos industriais do setor uma oferta suportada em marcas de qualidade reconhecidas internacionalmente, e que constituam soluções que comportem acréscimo de valor para os seus clientes. Para cumprir com esta estratégia é preciso dimensão, algo que falta a grande parte do tecido empresarial português. Por isso, respondendo à sua questão, sim, queremos continuar a crescer”, finalizou.

-ler-mais-

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos