Notícias

Agricultura

CNEMA acolhe o Fórum para o Futuro da Agricultura no dia 26 de maio

19/05/2021

O Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA) recebe no próximo dia 26 de maio a realização do Fórum para o Futuro da Agricultura (FFA 2021), com o patrocínio da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, numa organização conjunta da European Landowners Organization (ELO) e Syngenta. O evento decorrerá todo o dia em Santarém com programas distintos definidos para o horário da manhã e o horário da tarde: inscreva-se aqui.

De manhã (10h30-13h), com co-organização da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), entre outros, serão discutidos os temas: 

  • Práticas Agrícolas no Sul da Europa - Uso Sustentável da Água e Gestão dos Ecossistemas Agrícolas;
  • Aumentar a sustentabilidade através de Acordos de Comércio

Durante a tarde (15h-17h30), o tema é o seguinte:

  • Novas Técnicas de Obtenção e Melhoramento de Plantas e o seu papel na resposta às alterações climáticas e como ferramenta para atingir as metas da Estratégia «Do Prado ao Prato»

Este fórum visa precaver a biodiversidade e os habitats existentes: em virtude do risco elevado de seca e stress hídrico que os países do Sul da Europa correm, este tipo de ocorrência traz efeitos muito graves para a prática da agricultura como perda de solo superficial e desertificação, afetando ainda a rentabilidade das explorações agrícolas. 

Por esta razão, a primeira sessão da FFA 2021 tem como intuito explorar práticas agrícolas sustentáveis, com enfoque no uso da água e gestão dos referidos habitats. Nota ainda para os acordos de comércio internacional, que representam não só uma componente crítica para o cumprimento dos compromissos globais em matéria de ambiente, mas também das condições de trabalho e uma contribuição para travar e inverter a emergência climática.

O evento terá transmissão online e qualquer pessoa é bem-vinda a fazer parte do diálogo. Pode inscrever-se de forma gratuita aqui.

 

Aproveite a nossa promoção e assine a revista por apenas 20€.
Válida até 15 de julho 2021.

Pesquisa

Vídeos mais vistos