Notícias

Empresas

Claas conclui renovação da Fábrica do Futuro em Le Mans

31/05/2021

Partilhe:

Três anos depois, a Fábrica do Futuro está finalmente concluída, após um processo profundo de modernização levado a cabo pela Claas nas suas instalações sediadas em Le Mans, com um investimento calculado em 40 milhões de euros - renovação completa do equipamento de montagem e produção e transformação digital do sistema de operações da fabricante alemã de tratores. A inauguração da renovada unidade de produção teve lugar a 21 de maio, um dia depois da abertura do igualmente avançado Campus Claas, em Ymeray, também aqui já revelado por abolsamia.

"A nossa fábrica totalmente reformulada em Le Mans eleva o nosso padrão de tratores agrícolas premium e connectados com o mundo digital", afirmou Thomas Böck, administrador-geral do Grupo Claas, explicando em seguida: "[Com esta renovação] iniciámos um novo capítulo no crescimento contínuo do nosso negócio global."

 

 

A hora da era digital

A modernização da fábrica vai criar oportunidades inteiramente novas para o fabrico de tratores cada vez mais complexos e configurados individualmente, situação que exigiu um repensar completo de vários processos, especialmente na área da logística interna. A utilização da realidade virtual possibilitou a simulação digital de todos os processos durante a fase de planeamento da fábrica, mesmo para modelos de tratores que ainda não estão a ser produzidos.

Referência ainda para a introdução de veículos autónomos, um passo fulcral para que a produção fosse mais ágil: cerca de 40 veículos sem condutor e totalmente automáticos transportam os tratores da primeira à última estação de montagem e são capazes de movimentar até 20 toneladas de cada vez. Desta forma, possuem capacidade carga suficiente não só para a produção atual bem como para futuros modelos que apresentem um desempenho superior, pois a intenção é que a produção diária de tratores venha a ser de 60 tratores por dia.

 

 

Esta modernização digital de toda a estrutura permitirá à Claas fabricar mais de 13 mil tratores por ano quando até aqui o limite seria sempre de 10 mil máquinas. "Além da eficiência que desejávamos, as condições de trabalho era as nossas principais prioridades nomeadamente no que toca à capacidade de facilitação do trabalho de mão-de-obra", explicou Martin von Hoyningen-Huene, chefe da Unidade de Tratores e membro da administração da Claas.

Reinaugurada um dia depois do Campus Claas - o novo centro tecnológico da Claas em Ymeray - a Fábrica do Futuro é outro passo convincente no reforço da presença da marca alemã em França, como abolsamia já tinha noticiado, com o objetivo de tornar-se no maior produtor de tecnologia agrícola na Europa.

 

Aproveite a nossa promoção e assine a revista por apenas 20€.
Válida até 15 de julho 2021.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos