Notícias

Empresas

CEAT vai começar a entrar no ouvido quando falarmos de pneus agrícolas

18/06/2020

Partilhe:

A CEAT tem origens em Itália, mas a Specialty Tyres. Ltd, filial especializada na fabricação de pneus agrícolas, e para máquinas de mineração, industrial, construção e terraplanagem, passou a ser a principal subsidiária da RPG Enterprises, com sede em Mumbai (Bombaim), e tem um volume de produção anual de 15 milhões de unidades.

Dyutiman Chattopadhyay, vice-presidente e chefe do departamento de pesquisa e desenvolvimento (P&D) tecnológico da CEAT Specialty, apresenta os planos da empresa para o desenvolvimento de produtos que ajudem os agricultores a aumentar a produtividade.

“A necessidade de melhorar a produtividade agrícola numa mesma área de cultivo levou à invenção de novas técnicas e máquinas agrícolas. E se estas se tornaram mais rápidas, maiores e mais produtivas, para isso muito contribuíram os pneus", diz Chattopadhyay, que explica o que se tem feito na CEAT Specialty: “Estamos a desenvolver pneus para esta área de nicho de alta tecnologia e os nossos pontos fortes em pesquisa e desenvolvimento mostram a confiança que temos nesta capacidade de fornecer produtos de qualidade para esta área a um preço competitivo. Para esse objetivo, planeamos, para o próximo ano, adicionar novos produtos a essas categorias de nicho premium. Tal inclui pneus IF e VF para tratores e pulverizadores, pneus para tratores de serviço pesado (+400 cv), radiais de correia de aço para ceifeiras, pneus de flutuação de alta velocidade para uso rodoviário e em campo, assim como pneus com cinta de aço para usos industrial e agroindustrial e pneus para pulverizadores de grandes dimensões."

Explica o vice-presidente da empresa que o mercado de pneus com lonas diagonais e cruzadas continua em declínio, à medida que o setor agrícola prefere os radiais, de maior durabilidade e menor compressão do solo, conduzindo a melhor produtividade. No entanto, diz também existirem segmentos de tratores com menor potência para os quais os agricultores continuam a optar por pneus de lonas diagonais de baixo custo. “A CEAT sempre teve uma gama bastante abrangente de pneus para tratores, de flutuação e para agronegócios. No entanto, faltavam-nos produtos para implementos agrícolas e para minicarregadoras, o que teremos agora.”

Fórmulas exclusivas

No entender daquele responsável por pesquisa e desenvolvimento, a CEAT poderá agora oferecer o necessário para atender aos pedidos de todos os agricultores, das mais pequenas às maiores empresas agrícolas. “Teremos pneus para implementos pequenos e para tratores grandes de 500 cv e para outras máquinas avançadas. É a geometria, construção e composição exclusivas dos nossos produtos que conduzem a uma melhor tração e laminação, e a menor compactação do solo face aos nossos concorrentes. Além disso, estes produtos não se aplicam apenas a máquinas de última geração, mas também a tratores básicos com menos potência.”

A CEAT diz acreditar no fornecimento de produtos de primeira classe para os seus clientes seja em que área for, o que se deve à filosofia de design CTR (baixa compactação, elevada tração e alta viabilidade), ou seja, menor compactação e maiores tração e laminação. Sublinha Dyutiman Chattopadhyay: “Temos um exemplar programa de desenvolvimento de novos produtos, que passam por rigorosos testes em diferentes níveis, desde simulações de computador com análise de elementos finitos, até controlos rigorosos de protótipos e pneus de ensaio. Isso garante a melhor qualidade dos produtos que lançamos no mercado, seguindo o princípio CEAT 'Solução Certa desde o Primeiro Momento'.”

À filosofia de construção segue-se a filosofia de negócios. “Estes estão focados no cliente, pois pretendemos cativar os consumidores com produtos e serviços da melhor qualidade a um preço acessível. Todos os novos produtos e categorias desenvolvidos na CEAT partem da 'perspetiva do cliente'. As equipes de P&D e de marketing conduzem um estudo detalhado para capturar a 'voz do cliente' (VOC), onde assenta o primeiro passo no processo de design de produto da CEAT. Tal é discutido em detalhe e as principais necessidades dos clientes são incorporadas no design de novos produtos. Alguns dos principais elementos que usamos para ganhar a confiança dos clientes são os elevados níveis de colaboração com eles, com quem encontramos soluções rápidas para as necessidades e, da mesma forma, para a melhoria contínua do produto”, remata Dyutiman Chattopadhyay.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos