Notícias

Empresas

Campbell Scott funda a startup Atomictractor

23/02/2022

Partilhe:

A nova startup fundada por Campbell Scott chama-se Atomictractor e uma das motivações do projeto é dar resposta aos agricultores que ambicionam cortar nos custos com gasóleo. Nesta fase de arranque, foi concluído um estudo de viabilidade com a Aston University, de Birmingham, relativo à aplicação de uma tecnologia de baixa emissão de carbono destinada à propulsão de máquinas agrícolas. 

Uma unidade de propulsão que pode vir a ser associada a um trator doador de outros componentes

A unidade de propulsão está a ser desenhada e desenvolvida no Reino Unido e irá adequar-se a um alargado leque de aplicações agrícolas. O foco inicial são os tratores até 100 kW (134 cv) mas “os aspetos concretos da tecnologia permanecem confidenciais”, explica Campbell Scott.

“Inicialmente, gostaríamos de trabalhar em parceria com um fabricante de tratores estabelecido”, acrescenta. A razão tem a ver com os diversos componentes de um “trator doador” que podem ser aplicados à base de propulsão que a Atomictractor está a desenvolver.

Um trator elétrico de baixa potência inspirado no TE20

A comercialização de um trator elétrico para pequenas explorações está também nos objetivos da Atomictractor. Inspirado no mítico Ferguson TE20, adotará a designação E20 e irá enquadrar-se na filosofia “baixo carbono” que norteará a marca. A Atomictractor está sediada em Coventry, no Reino Unido, uma cidade com longa tradição na conceção e fabrico de tratores.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos