Notícias

Produto

Calhas articuladas da igus com rolamentos minimizam o consumo de energia elétrica

15/02/2023

Partilhe:

Em cursos de movimento mais pequenos, o consumo de energia não é um problema porque os plásticos de elevada performance da igus garantem um funcionamento com baixo atrito. Para cursos mais longos, com várias dezenas de metros, e cargas elevadas, até 100kg/m, os coeficientes de atrito aumentam e, como consequência o consumo de energia também aumenta. Isto afeta linhas de produção completas, máquinas individuais ou componentes, tais como as calhas articuladas que guiam os cabos elétricos e as mangueiras hidráulicas nas fábricas.

Por norma, em muitas aplicações a parte superior de uma calha articulada desliza na parte inferior. No caso da igus, há 20 anos que a marca dispõe de calhas articuladas para cursos longos, em que a parte superior rola sobre a parte inferior, reduzindo o atrito e o desgaste. "Devido ao aumento dos preços e dos custos da energia, muitas empresas industriais têm-se interessado em medidas para reduzir os custos. Perguntam-se como podem reduzir os custos operacionais com os componentes que estão a ser utilizados, tais como as calhas articuladas, especialmente em longos cursos com cargas elevadas", diz Jörg Ottersbach, chefe da unidade de negócio de calhas da igus.
 


"Para responder a esta questão, oferecemos novas versões das nossas calhas E4.1, as E4.1R, com rolamentos integrados. Esta série é uma das nossas calhas articuladas mais vendidas e uma solução universal para 90% das aplicações deslizantes", conclui.

Os rolamentos reduzem a força de acionamento em 37%, poupança que minimiza as necessidades energéticas. Outra particularidade positiva é que as E4.1R funcionam de forma mais suave graças aos rolamentos, permitindo a redução do ruído e das vibrações.

Os elos das calhas articuladas com rolamentos são também totalmente compatíveis com todo o sistema modular da série E4.1, de modo a que os sistemas anteriores podem ser adaptados. Para além das alturas interiores de 42 e 56mm, estão também disponíveis as E4.1R na altura de 80mm. Para além de várias larguras e raios, a igus dispõe de um total de mais de 900 versões para aplicação personalizada.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos