Notícias

Pneus

BKT propõe duas soluções de pneus para trabalho em encostas

20/10/2022

Partilhe:

"Conduzir uma máquina agrícola de 3 toneladas no campo é uma coisa. Fazer o mesmo em encostas é bastante diferente. E não se trata apenas de dificuldades operacionais e esforço mecânico. Trata-se principalmente da segurança do condutor. O risco de capotamentos ou acidentes em certas situações é muito elevado." A BKT desenvolveu dois pneus que considera ser os mais adequados para aplicar em máquinas que façam trabalhos em encostas, de forma a garantir um maior grau de fiablidade para o operador que tenha de lidar com desafios como "grau de inclinação, condições de funcionamento, ritmo e finalidade", oferecendo ainda "aconselhamento especializado para a escolha do pneu e da pressão certos."

Num comunicado enviado à imprensa, a BKT sugere os pneus Trac Super e Agrimax RT 765 como as "melhores escolhas dos especialistas", depois de "muito estudo da situação e recolha de feedback e dados, através do diálogo constante com os seus utilizadores". Considerando fatores a ter em conta como "pressão, piso, largura, estrutura, pegada, composto e tamanho" quando se escolhe um pneu para operações em encostas, a gigante fabricante de pneus indica que todos estes detalhes devem ser alinhados com outros parâmetros "dependendo do tipo de equipamento em que os pneus serão montados, do tipo de operações, horas e condições de funcionamento, inclinação do terreno, e assim por diante."

Ainda assim, a pressão dos pneus é o fator determinante para quem trabalha em encostas, porque uma pressão inadequada pode levar as forças laterais a fazer com que o pneu escorregue da jante. "Quando uma encosta excede os 11 graus, os pneus sofrem uma forte tensão mecânica na parede lateral e no talão, resultando em danos. Ou ainda pior: se utilizar, por exemplo, pneus radiais em encostas com os valores de pressão recomendados para uso agrícola normal, estes pneus podem não suportar o peso adicional devido ao aumento das forças de gravidade lateral. Isto poderá resultar em potenciais e perigosos capotamentos do equipamento", explica a BKT. 

"A pressão mínima recomendada para condições normais é de 0,6 bar (9 psi), mas quando se trabalha em encostas com uma inclinação até 20%, a pressão pode ser aumentada até +25% sem exceder o valor máximo da pressão nominal de enchimento do pneu. A pressão deve ser aumentada conforme a encosta específica. Recomenda-se, portanto, a realização de uma análise cuidadosa da distribuição da carga", pode ler-se no comunicado. O piso e o tamanho do pneu - e o tamanho da respetiva pegada no solo - também têm importância acrescida: "Os pneus radiais são geralmente os produtos mais comuns utilizados em aplicações em colinas, tanto para tratores como para ceifeiras-debulhadoras. Na realidade, têm uma pegada mais plana e maior no solo em comparação com os pneus convencionais, proporcionando assim melhor tração e estabilidade lateral. O padrão correto do piso melhora o desempenho do equipamento em relva viscosa ou escorregadia e permite rolar sem danificar o solo. Não esqueçamos que menos deslizamento significa melhor eficiência, resultando em mais economia de combustível e menos desgaste dos pneus."

"Eis os produtos que a BKT oferece para aplicações em encostas:

Trac Super: este pneu radial é particularmente adequado para aplicações em grandes superfícies, tais como prados, parques e grandes transferências rodoviárias. Proporciona uma estabilidade extraordinária em terrenos com encostas.
A sua estrutura com lonas de cima em aço assegura uma condução suave em combinação com um desempenho e estabilidade da tração de topo.


Agrimax RT 765: este pneu da série BKT 70 assegura tração e conforto ótimos em todas as superfícies em qualquer altura, graças à sua grande zona de contacto. É adequado para máquinas agrícolas que operam em encostas ligeiras e médias em aplicações pesadas, tais como a lavoura, a condução em campos e estradas e a pulverização de vinhas e a vindima, assegurando ainda uma compactação reduzida do solo. Com excelentes propriedades de autolimpeza, o Agrimax RT 765 está disponível em numerosos tamanhos, alguns dos quais apresentam lonas de cima em aço para uma resistência ainda maior. Alguns tamanhos deste produto são também ideais para tratores isodiamétricos."


 

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos