Notícias

Feiras e Eventos

A 45ª edição da EIMA está a chegar e abolsamia conta-lhe tudo

21/10/2022

Partilhe:

Um ano depois, a EIMA Internacional volta a realizar-se no Centro de Exposições de Bolonha, entre os dias 9 e 13 de Novembro, numa área total de 375 mil metros quadrados (140 mil metros quadrados de exposição), onde são esperados mais de 1.000 expositores de cerca de 50 países a expor mais de 50 mil modelos de máquinas e equipamentos para todo o tipo de trabalho agrícola ou de jardim. Na edição do ano passado, participaram 1.354 expositores num regresso ansiado por todos e a expectativa aumenta para este ano, numa altura em que a Covid-19 está agora mais controlada. 

A 45.ª Exposição Internacional de Máquinas Agrícolas e de Jardinagem - evento bienal realizado desde 1969 pela FederUnacoma (Federação Nacional dos Fabricantes de Máquinas Agrícolas em Itália) e organizada pela sua empresa de serviços FederUnacoma surl , em colaboração com a BolognaFiere - reúne as indústrias de manufatura de todos os continentes numa organização com 14 setores de produtos e também dividida em 5 Salões Temáticos.

Damos-lhe a conhecer os cinco salões temáticos:

EIMA Idrotech (Irrigação): Tecnologias e sistemas para irrigação e gestão da água
Para potenciar a grande presença de expositores de máquinas e sistemas de irrigação agrícola, que é um dos pontos fortes da EIMA International, desde 2018 que a organização da exposição decidiu criar um novo espaço de exposição dedicado ao setor. Veja quais as empresas que vão expor neste salão.

EIMA Digital: O show especificamente dedicado à eletrónica avançada
Reservado para as mais avançadas tecnologias eletrónicas e agricultura de precisão, o espaço Eima Digital, nascido em 2018 como área temática, tornou-se desde 2021 uma exposição especializada para oferecer um amplo cenário de aplicações de TI e telemática que caracterizam a agricultura moderna. Veja quais as empresas que vão expor neste salão.

EIMA Componenti (Peças e componentes): Líder mundial no setor 
Eima Componenti é a feira especializada dedicada ao setor de componentes para mecânica agrícola, com indústrias de todo o mundo a oferecer peças de reposição e acessórios aos fabricantes e operadores para utilizarem em todos os tipos de máquinas e equipamentos. Com mais de 700 expositores, a EIMA Componenti é a maior feira mundial do setor e a alma tecnológica da EIMA International, a grande feira de mecânica agrícola. Veja quais as empresas que vão expor neste salão.

EIMA Green (Jardim): Toda a gama de "verde"
Eima Green é a feira reservada às tecnologias e equipamentos mecânicos para jardinagem e cuidado de espaços verdes. No interior do pavilhão estarão expostas as ferramentas mais inovadoras para a manutenção de parques, instalações desportivas, jardins públicos e privados, bem como sistemas avançados de decoração urbana e arquitetura verde. Dentro da EIMA International, a mostra "Green" é um evento fundamental para os operadores de distribuição em grande escala, centros de jardinagem, municípios e atividades recreativas, mas também um encontro para amadores e todos os entusiastas do verde. Veja quais as empresas que vão expor neste salão.

EIMA Energy (Energia): O desafio “bio” da EIMA International 
Eima Energia é a exposição de tecnologias para o aproveitamento de fontes energéticas de origem agrícola e florestal. Tendo-se tornado um dos eventos mais qualificados para os operadores do setor, a feira oferece um amplo panorama de máquinas e tecnologias para a gestão racional e económica das cadeias agroenergéticas, em todos os contextos produtivos e ambientais. Além da zona de exposição, a EIMA Energy inclui uma área externa para testes de demonstração de máquinas e sistemas de nova geração. Veja quais as empresas que vão expor neste salão.

Tractor do Ano 2023

Para o primeiro dia da feira, 9 de novembro, pelas 12 horas de Itália (11h em Portugal Continental) está marcada a tão aguardada Cerimónia de atribuição dos Prémios Tractor of the Year 2023, com 16 modelos em competição. Conheça-os melhor aqui.

A categoria Melhor Especializado é a que apresenta o maior número de candidatos, enquanto na categoria Melhor Utilitário os candidatos são menos do que é habitual. Já a categoria para Campo Aberto mostra um lote de propostas inovadoras, não sendo possível fazer apostas quanto a quem sairá vencedor.

Já sabe quem vai participar na EIMA 2022?

Se pensa marcar presença nesta Exposição Internacional de Máquinas Agrícolas e Jardinagem em Bolonha, seja como expositor ou participante, pode verificar a Lista de Expositores e fica a saber se a empresa que procura para o seu negócio está presente na Feira. 

Estatísticas EIMA

Ano Tot. Exps. Estrangeiros Tot. Visitantes Estrangeiros
2021 1.354 341 270.700 25.903
2018 1.967 671 317.820 51.121
2016 1.915 655 284.849 44.531
2014 1.809 597 235.614 38.773
2012 1.750 558 196.192 32.133
2010 1.601 464 166.429 26.331


Em 2021, num total de 1.354 expositores, 5 foram de Portugal para Bolonha apresentar os seus produtos, sendo que Espanha e Turquia foram os países estrangeiros que apresentaram mais empresas expositoras no evento, com 52 cada um, seguidos de França (44) e Alemanha (40). Depois do interregno de dois anos motivado pela pandemia do Covid-19, o número de expositores no ano passado foi inferior aos anos anteriores de feira, mas o número de visitantes surpreendeu por ser o terceiro melhor das últimas seis exposições.

Mapa da Feira

De forma a poder orientar-se da melhor maneira no Centro de Exposições de Bolonha, pede aceder ao Mapa da Feira e perceber quais as zonas que mais lhe interessam visitar. 

Ainda se lembra da EIMA de 2021? Pode fazer uma viagem virtual para recordar o evento do ano passado e revisitar os pisos, pavilhões e os expositores que estiveram presentes na 44ª edição da mais mediática Feira de Mecanização Agrícola.

Referência ainda para três áreas de foco presentes na EIMA 2022: Campus EIMA (ciclo de 16 aulas, dirigido a estudantes universitários , sobre as principais tendências da agromecânica), EIMA Desk (área dedicada à formação e segurança) e EIMA Mia (espaço dedicado à multifuncionalidade na agricultura).

abolsamia vai estar presente na 45ª edição da EIMA a fazer a cobertura do evento e diversas reportagens que poderá depois ler num Especial EIMA que está a ser preparado para a Edição 134 da sua Revista.
Assine já e leia todas as novidades que o setor agrícola vai apresentar em Bolonha!

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos