Notícias

Mercados

Aumento das vendas globais de tratores

23/07/2018

Partilhe:

Só a Índia e a China compraram mais de um milhão de tratores no ano passado. Enquanto 220.000 unidades foram compradas no mercado dos Estados Unidos e 190.000 na Europa, onde, no entanto, os dados podem estar influenciados pela aplicação da legislação europeia conhecida por Mother Regulation.

Os dados foram apresentados pela Agrievolution durante uma conferência de imprensa em Bolonha, no âmbito da assembleia geral da FederUnacoma, a Federação Italiana dos Fabricantes de Máquinas Agrícolas.

Milho e cereais em alta

O ano de 2017 revelou-se excelente para produção de milho na China, no México e na União Europeia, e para a produção de cereais no Canadá, na Federação Russa e dentro da UE. O milho e os cereais alcançaram 2,54 mil milhões de toneladas, segundo a FAO. Valores que representam um aumento de 1,3% em relação ao ano anterior.

Destaque ainda para melhorias nos setores da pecuária e da produção de leite e sumos de laranja, cujo aumento de rendimentos permitiu maior capacidade de investimento na compra de máquinas agrícolas.

Mercado de tratores mundial

Os dados da Agrievolution mostraram que, em 2017, as vendas globais de tratores atingiram 2.154.000 unidades, um aumento de 13% em relação a 2016, ano em que se registraram 1.903.000 unidades.

Entre as máquinas vendidas, 600.000 tratores foram para a Índia (aumento de 16%) e 490.000 foram para o mercado chinês (aumento de 16%). Os EUA representaram 220.000 (aumento de 4%) e a Europa 190.000 unidades com um aumento de 13%, em relação ao ano anterior.

Valores incomuns na Europa

Note-se que, enquanto os aumentos superiores a 10% são comuns em mercados em plena expansão, como a Índia e a China, o mesmo não se pode dizer da Europa. O crescimento de 13% é, na verdade, um resultado improvável. Tanto que o Presidente da FederUnacoma, Alessandro Malavolti, disse em conferência de imprensa que este valor se deve principalmente à entrada em vigor da Mother Regulation, que levou os fabricantes a oferecer promoções especiais no final de 2017 para limpar stock antes da entrada em vigor da nova legislação da UE.

Esta situação gerou picos nas estatísticas europeias, em particular na Alemanha, Áustria e Holanda, países que registaram aumentos de 19%, 20% e 23%, respetivamente, nos registos de tratores. Ainda assim, o aumento mais significativo ocorreu em Itália – 23,8% - um valor que acaba por se revelar abaixo das necessidades reais do setor primário, quando analisado à luz do número de substituições de máquinas em stock.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos