Notícias

Floresta

Área florestal cobre 43% do território da União Europeia

02/12/2019

Partilhe:

A União Europeia (UE) tinha cerca de 182 milhões de hectares de florestas e outras áreas arborizadas em 2015, correspondendo a 43% da sua área terrestre. As terras arborizadas cobrem uma proporção ligeiramente maior da terra do que a área usada para a agricultura (cerca de 41%).

Em sete Estados-Membros da UE mais de metade da área terrestre estava arborizada em 2015, sendo que pouco mais de três quartos da área terrestre estava arborizada na Finlândia e na Suécia, enquanto a Eslovénia registou 63%. Os restantes quatro Estados-Membros da UE, cada um com percentagens entre 54 e 56%, eram a Estónia, a Letónia, a Espanha e Portugal.

A Suécia detinha a maior área arborizada em 2015 (30,5 milhões ha), seguida da Espanha (27,6 milhões ha) e da Finlândia (23 milhões ha). Da área total da UE coberta por terrenos arborizados em 2015, a Suécia e a Finlândia, em conjunto, representaram 29,4%.

A área florestal como proporção da área total da terra é um indicador global dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Está também incluído no conjunto de indicadores ODS da UE utilizados para monitorizar os progressos no sentido dos ODS no contexto da UE.

 

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos