Notícias

Produto

Antonio Carraro apresenta protótipo híbrido

03/11/2021

Partilhe:

O SRX Hybrid resulta de um trabalho em parceria entre a marca e a start-up italiana Ecothea, associada ao Instituto Politécnico de Turim, cuja atividade tem como enfoque a conceção de veículos protótipos elétricos destinados a utilização agrícola. Esse esforço conjunto resultou num trator que mantém as características de um isodiamétrico de chassis articulado com posto de condução reversível, e que esconde na driveline o que o distingue de um modelo convencional.

A propulsão é assegurada por um motor diesel de 3 cilindros que fornece 55 kW e por um motor elétrico de 20 kW. A relação entre estes dois motores é gerida eletronicamente e a potência total disponibilizada é de 75 kW, o que equivale a 102 cv. 

Tendo em conta que o motor elétrico fica posicionado entre o motor térmico e a transmissão, esta teve de ser alterada na sua arquitetura, o que resultou numa solução patenteada pela marca. A redução das emissões poluentes, a diminuição do consumo de combustível (até 25%) e dos custos de manutenção, e a contenção do nível de ruído são algumas das vantagens que a marca associa a este modelo. 

De acordo com a marca, o SRX Hybrid é uma resposta aos desafios da transição energética e apresenta ainda a particularidade de poder funcionar em modo exclusivamente elétrico, o que favorece a utilização em espaços fechados. 

Juntamente com o protótipo, foram mostradas as estações de carregamento desenvolvidas pela start-up italiana On Group, da qual a Antonio Carraro é um dos principais investidores desde março de 2021. Como protótipo, continuará em fase de testes. A marca não adiantou quanto tempo demorará até que um modelo de produção com tecnologia híbrida seja posto no mercado.

Conheça mais detalhes acerca deste protótipo no próximo número da Revista abolsamia. Fique atento.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos