Notícias

Feiras e Eventos

AgroGlobal: «Fileira agrícola falará a uma só voz em Valada do Ribatejo»

05/07/2021

Partilhe:

"Começámos os preparativos para esta edição da AgroGlobal com a esperança que os dias 7, 8 e 9 de Setembro pudessem ser o reencontro físico do setor agrícola. A esperança transformou-se na convicção que, com certificado digital ou teste covid ou mesmo sem restrições, a AgroGlobal 2021 será uma realidade", explica Joaquim Pedro Torres, principal promotor do evento que se realizará em Valada do Ribatejo.

A 7ª edição da maior feira agrícola ibérica dedicada exclusivamente a profissionais e já se encontram abertas as inscrições para os expositores que vão ser visitados no Mouchão da Fonte Boa.

"Houve bastante tempo para refletir sobre o que deveríamos fazer para sair da, ainda mais difícil, situação económica em que esta pandemia vai deixar o país. Um sem número de estratégias foram apresentadas. Umas válidas e outras que, de antemão, sabemos que têm tudo para não resultar", salienta Joaquim Pedro Torres, numa comunicação oficial do evento.

Setor da Agricultura sem os devidos apoios

Para o agricultor e organizador da AgroGlobal, o setor da Agricultura foi colocado de parte nos planos pensados para a recuperação do País após a pandemia. "Mas o mais simples – é tão difícil fazer o simples – foi mais uma vez esquecido. Olha-se para o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para o Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI20-30) e o setor que mais poderia fazer para a construção de um país diferente – a agricultura – não consta em nada relevante, vá-se lá perceber porquê. Nem um exemplo como o Alqueva foi suficiente para demonstrar que é essencial investir na água e no sol, os nossos mais importantes recursos naturais. As pretensas preocupações com as alterações climáticas e transição energética também não nos mobilizaram para evitar o desperdício daqueles recursos. As crescentes necessidades alimentares essas… outros resolverão", explica

Ainda assim, apesar de todos os obstáculos e problemas, Joaquim Pedro Torres promete não atirar a toalha ao chão. "Mas a fileira agrícola não vai baixar os braços, quer produzir mais e com mais valor acrescentado e por isso falará a uma só voz em Valada do Ribatejo! É importante e necessário", avisou, tendo a organização divulgado ainda um vídeo de promoção do evento.

 

Aproveite a nossa promoção e assine a revista por apenas 20€.
Válida até 15 de julho 2021.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos