Notícias

Tech

A igus apresenta o cobot mais leve do mundo

24/07/2022

Partilhe:

Com o novo ReBeL, a igus apresenta agora um cobot em plástico que pesa apenas 10 kg. Juntamente com os baixos custos, baixa manutenção e operação simples, este dispositivo possibilita ideias novas e inovadoras em robótica colaborativa em pequenas empresas e start-ups, o que abrange a utilização no setor agrícola.
Em diversos sectores, os robots colaborativos de baixo peso podem ajudar a automatizar tarefas monótonas. Para permitir a implementação rápida e barata de conceitos de robótica colaborativa interativa, a igus desenvolveu a nova geração do ReBeL.
O ReBel é um robot em plástico de baixo peso que tem um sistema de transmissão tribológico integrado com motor, encoder, sistema de controlo de força e controlador. Os componentes eletrónicos no sistema de transmissão permitem a colaboração entre robots e humanos (HRC).
A utilização de plástico no ReBeL resulta num design compacto e leve. Com um peso inferior a 10 kg, o robot é o cobot mais leve do mercado. A sua carga útil é de 2 kg e tem um alcance de 700 mm.
O preço base é inferior a 4.000 Eur, incluindo o sistema de controlo, o que abre a possibilidade de utilizar o ReBeL em áreas onde até agora a aplicação da robótica não era viável.
A redução da complexidade é outro fator a assinalar, já que o dispositivo é fornecido com um software para definir e simular os movimentos pretendidos. Isto reduz os custos de colocação em funcionamento e torna as empresas menos dependentes de outros agentes.
A igus é conhecida na industria da maquinaria agrícola como fornecedora de componentes de atrito, como casquilhos, fabricados com recurso a polímeros de alta durabilidade.

*Cobot é uma palavra composta de colaboração, ou seja, trabalho conjunto em rede e robots. Um Cobot é um robot que pode trabalhar em conjunto com os humanos.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos