Notícias

Tractor of the Year®

Landini REX 4-120 GT RoboShift

13/03/2024

Partilhe:

A convite da Argo Tractors a revista abolsamia foi a Itália para ficar a conhecer o novo e sofisticado Landini REX 4-120 GT Roboshift. A mais recente proposta da marca entre os tratores especializados adota um conjunto significativo de alterações e um reforço da componente tecnológica, com destaque para o sistema ADS (Sistema Avançado de Condução), para a caixa robotizada Roboshift controlada através do joystick Smart Pilot, para o sistema autónomo de orientação em linhas paralelas e para as inevitáveis ligações avançadas para ISOBUS e adaptação à agricultura de precisão.

O conforto também é outro elemento em destaque no REX 4-120 GT Roboshift, tanto por via do eixo dianteiro e da cabina suspensa, como pelo banco pneumático rotativo ou até pela ergonomia da cabine.
Por falar em cabine, e como trator especializado que é, o Landini REX 4 está disponível em quatro configurações diferentes: F com 1205 mm de largura e mais adaptado para pomares; S com 1000 mm de largura e também ele mais pomareiro; V com 1000 mm de largura e especialmente concebido para trabalhos em vinha e, finalmente, a versão que ensaiámos, o GT, com 1205 mm de largura e também ele concebido em particular para trabalhos em vinha, embora não se negue a trabalhos em campo aberto.

Motor Deutz Stage V
A Landini optou por equipar o REX 4 com um motor Stage V da Deutz-AG TCD. Trata-se de um 4 cilindros, de 2,9 litros, com turbo, intercooler e injeção common rail que, no caso da versão ensaiada, tem uma potência de 112 cv. Esta surge numa gama de rotações que vai das 1.500 às 2.000. Segundo a Landini, esta unidade é particularmente eficiente e, muito importante num trator especializado, que é extremamente compacto. Ainda assim, os engenheiros italianos tiveram algumas dificuldades em “espremer” este 4 cilindros num capot tão estreito, sem penalizar a visibilidade, mantendo a acessibilidade aos diferentes componentes e a fácil manutenção dos filtros do sistema de refrigeração, bem como o acesso rápido ao depósito de 7,5 litros de AdBlue. Já o depósito de combustível é de 85 litros.

-ler-mais-

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos