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Tractor of the Year®

Fendt 620 Vario DP

13/03/2024

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Com um peso em vazio de 7.700 kg e um peso operacional máximo de 13.500 kg, o Fendt 620 Vario está projetado para trabalhar com alfaias pesadas e apresenta uma relação peso/potência de 34,4 kg/cv. A nível de tecnologia, incorpora as soluções mais recentes da Fendt, já aplicadas nos modelos de maior potência.
Este modelo integrou a lista de candidatos finalistas do prémio Trator do Ano, para a edição TotY 2024, na categoria principal, dedicada aos tratores para campo aberto.

A série 600 Vario  
Apresentada no passado verão, a série 600 Vario segue o mesmo conceito da nova série 700 Vario Gen7 mas num formato mais compacto. São quatro os modelos que compõem esta série (614, 616, 618 e 620 Vario), a cobrir um segmento de potência entre os 164 e os 224 cv.

Motor AGCO Power de 5 litros
Fabricado internamente pelo Grupo AGCO na Finlândia, o motor AGCO Power Core 50 é um 4 cilindros com 5 litros de capacidade que cumpre a norma de emissões Fase V através de uma combinação SCR+DPF+DOC.
Com um intervalo de rotações entre as 650 e as 1900 rpm, fornece um binário de 950 Nm entre as 1200 e as 1600 rpm, seguindo o princípio de “elevado binário / baixo regime”.

No modelo 620 Vario, a potência máxima é de 209 cv mas o boost Dynamic Performance fornece 15 cv de potência extra. Este boost é ativado quando o sistema deteta uma carga momentânea que requer um reforço de potência, o qual é fornecido independentemente da velocidade de avanço ou da carga a que está sujeita a TDF. No fundo, quando o sistema sinaliza que é necessário um reforço de potência, o boost é fornecido seja qual for o tipo de tarefa que esteja a ser realizada.
A manutenção do motor deve ser feita a cada 500 horas de trabalho.

Transmissão VarioDrive
Sem uma ligação mecânica entre o eixo traseiro e o eixo dianteiro, a transmissão de variação contínua VarioDrive recorre a dois motores hidráulicos que gerem a tração de forma permanente e automática. A tração é monitorizada em permanência. Se houve perda de tração numa das rodas, o sistema fará automaticamente uma compensação.
A velocidade máxima é de 50 km, podendo ser atingida a um regime económico de 1350 rpm. A velocidade de 40 km/h pode ser atingida a um regime económico de 1050 rpm.
Tendo em conta que o sistema podeaplicar uma ligeira diferença de velocidade a cada eixo, essa possibilidade permite otimizar o raio de viragem.

Sistema hidráulico
A bomba standard é de 152 L/min mas os clientes que necessitem de maior caudal podem configurar o 620 Vario com uma bomba de 205 L/min. O sistema hidráulico, a par com o motor, com a transmissão e com o sistema de refrigeração, segue o mesmo princípio de “elevado binário / baixo regime”, com vista a obter um menor consumo.

Carregador Fendt Cargo 590
Semelhante ao Fendt Cargo Pro 6.100 que foi apresentado para os tratores 700 Vario Gen7, o carregador Fendt Cargo 590 foi desenhado para os Fendt 600 Vario. A principal diferença está na dimensão, adaptada a uma série de tratores que é mais compacta.
Diversas definições do carregador podem ser controladas a partir do terminal, incluindo a monitorização dos intervalos de manutenção.

Cabine VisioPlus
A estrutura da cabine é a mesma das séries 500 e 700 Vario, sendo disponibilizados os seguintes níveis de equipamento: Power, Power+, Profi e Profi+. No exterior, tem instaladas câmaras de alta-definição no topo traseiro e na frente do capot, para facilitar o engate de alfaias em ambos os elevadores hidráulicos. Destacamos ainda a área de limpeza da escova dianteira, que perfaz um ângulo de 300°.
A bordo, é possível dispor de uma caixa de refrigeração de grande dimensão, instalada junto à porta direita, com capacidade reforçada de refrigeração, para enfrentar longas jornadas de trabalho.

FendtOne com atualizações futuras
A bordo, o ambiente de trabalho FendtOne oferece ao operador um manancial de funcionalidades em redor do conceito de gestão onboard/offboard, que está associado a três monitores.
O FendtOne é um conceito aberto que permite futuras atualizações de software, o que dá a garantia ao operador de poder obter ferramentas digitais que ainda venham a ser desenvolvidas no futuro.
Os clientes da Fendt podem optar por diferentes configurações de assento. O mais sofisticado conta com acabamento em pele, é controlado eletricamente, e permite guardar em memória os ajustes para diferentes condutores. Inclui ainda uma função de massagem. 

É possível pôr o volante de parte

Um elemento novo que podemos encontrar no posto de condução é o joystick Fendt ErgoSteer. É um opcional e permite conduzir o trator com a mão esquerda assente num apoio de braço, o que traz benefícios a nível do alívio da fadiga em tarefas em que seja necessário fazer muito trabalho de volante, como é o caso da operação com carregador frontal. Concentra ainda a função de inversor e um botão para ativar o sistema de guiamento automático Fendt Guide. Permite pôr o volante de parte a velocidades até 25 km/h.

Assistência ao operador
Nesta série, a Fendt disponibiliza vários sistemas de assistência ao operador, com destaque para o guiamento automático Fendt Guide, para o controlo de secções Fendt Section Control, e para a aplicação de taxa variável Fendt Variable Rate Control.

Extras
O joystick de condução, o sistema de controlo da pressão de pneus Fendt VarioGrip e a ventoinha reversível encontram-se na lista de opcionais.
O mesmo acontece com a proteção de categoria 4 da cabine, que pode ser configurada de fábrica para os clientes que necessitam de aplicar produtos fitossanitários.
A bordo, os interfaces também podem ser diferenciados. No conceito FendtOne, o painel de instrumentos de 10” e o monitor principal de 12” são de série. O terceiro monitor, de 12”, que é posicionado junto ao topo da cabine, é um opcional, tal como o joystick 3L que pode concentrar até 27 diferentes funções.
No domínio da segurança, o Trailer Brake Assist também pode ser configurado. Este sistema mede o torque de impulso que é projetado sobre a transmissão nas descidas, aplicando automaticamente uma dose calculada de travagem sobre o equipamento rebocado através do travão pneumático. 
A marca alemã possibilita ainda que seja ativada uma extensão de garantia FendtCare até 8 anos e 8.000 horas de trabalho.

Disponibilidade
A produção em série terá início no próximo verão. A disponibilidade no mercado dos 600 vario está prevista para o final de 2024.

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