Notícias

Feiras e Eventos

A maior exposição mundial de robôs agrícolas

13/03/2024

Partilhe:

De 6 a 8 de fevereiro, agricultores (23% dos visitantes), comerciantes, agro-industriais, cientistas, investidores e consultores puderam apreciar os últimos avanços em matéria de máquinas autónomas para as culturas arvenses, horticultura, viticultura e arboricultura.
Demonstrações, workshops e conferências confirmaram que os robôs podem ser, de facto, uma solução para os problemas agro-ecológicos e laborais que assolam a Agricultura mundial.
A Revista abolsamia voltou a marcar presença pelo segundo ano consecutivo. Nesta edição daremos nota dos principais acontecimentos, com especial enfoque nas soluções apresentadas em feira. Nas próximas edições da revista iremos também partilhar as principais conclusões das mesas redondas e workshops que tiveram lugar na World FIRA 2024.

35 robôs em 2 hectares de parcelas cultivadas

Desde setembro, as parcelas de terreno da Cité des Sciences Vertes, nos arredores de Toulouse, foram preparadas para que os visitantes da World FIRA pudessem ver os robôs em trabalho. Foram também instaladas fileiras de vinhas e macieiras, que permitiram demonstrações próximas das condições reais. Assim, nesta edição da World FIRA, foram realizadas apresentações detalhadas dos robôs e das soluções autónomas no campo, que se dedicaram às seguintes operações:

• Culturas arvenses (sementeira, monda mecânica, orientação e análise do grão)
• Horticultura (lavoura, monda mecânica e a laser)
• Viticultura (mobilizações nas linhas e entrelinhas, pulverizações e podas)
• Arboricultura (colheita e manutenção dos pomares)

Poda e colheita na vinha e pomares em destaque

Estas foram as soluções tecnológicas apresentadas (ou anunciadas) no evento que mais nos chamaram a atenção. O principal critério de escolha foi a aplicabilidade à realidade nacional, nomeadamente no que toca à resposta a uma das principais necessidades do nosso mercado: mão de obra. Assim, quase todas as soluções que escolhemos são dedicadas às culturas especializadas, em especial a vinha, e a operações como a poda e a colheita. No entanto, seja nas Culturas Arvenses ou na Horticultura, muitas outras soluções altamente inovadoras estiveram em demonstração na feira. Para uma imagem completa pode consultar o site.

Braço robótico para poda em vinhas e pomares
Robotic Perception

Empresa israelita especializada no desenvolvimento de robótica agrícola autónoma para árvores de fruto. No seu portfólio constam, por exemplo, um pulverizador robótico patenteado que, segundo o fabricante, reduz em 50% a utilização de pesticidas, e um braço robótico para poda autónoma que elimina -ler-mais-

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos