Notícias

Robótica

Modular-E: para a vinha de encosta

13/03/2024

Partilhe:

Em 2018, a Herculano e o INESC TEC iniciaram uma colaboração para o desenvolvimento conjunto de atividades de Investigação e Inovação (I&I) no âmbito da Agricultura/Floresta de Precisão Inteligente, nomeadamente dando continuidade à linha de produtos da Herculano “GreenPrecision. Com base nesta colaboração, na Agenda PRR Vine&Wine, e partindo do protótipo Modular-E desenvolvido pelo INESC TEC, em 2022, o INESC TEC e a HERCULANO iniciaram desenvolvimento de uma solução comercial que foi  apresentado ao público na World FIRA 2024.

A pensar no Douro
Concebido para ser capaz de operar em terrenos com declives acentuados e linhas estreitas, como no Douro, tem uma autonomia entre as 6 e as 8 horas ininterruptas de trabalho (consoante as operações que está a realizar) e pode trabalhar durante o período noturno. O conceito do Modular-E está refletido no nome: é uma plataforma modular, sendo assim possível acoplar-lhe diferentes implementos consoante as necessidades do utilizador. De momento, o protótipo apresentado (95% próximo da versão que entrará em produção) conta com duas ferramentas, dedicadas à fertilização do solo (parte traseira) e corte de erva (dianteira). No entanto, está em fase de desenvolvimento uma ferramenta para vindima em socalcos, e poderão surgir também ferramentas para poda e sementeira.

Fertilização de precisão
O implemento para aplicação de fertilizante na linha foi desenvolvido no âmbito do projeto Vine & Wine Portugal. A ferramenta atual permite a fertilização no pé da videira, identificando o local onde deve ser colocado o fertilizante e fazendo um trabalho de precisão, utilizando tecnologia de taxa variável e sensores de NPK (Azoto, Fósforo, Potássio).

Culturas de cobertura
Já o implemento para controlo do coberto vegetal foi desenvolvido no projeto Novaterra, e tem como objetivo reduzir a necessidade de fertilizante através da utilização de culturas de cobertura. É um sistema de corte mecânico, de acionamento elétrico, composto por uma barra de corte simples, e está perfeitamente adaptado para culturas instaladas em pendentes acentuadas, como as vinhas do Douro. Tem um sistema de embraiagem que lhe permite trabalhar em terrenos pedregosos, conferindo também vantagens no que toca à mitigação da possibilidade de ignição de fogos rurais. Nesta fase, a ferramenta de corte trabalha apenas na entrelinha mas no futuro estará disponível uma versão para controlo da erva na linha.
O Modular-E permite ainda a recolha de dados visuais e de nuvem de pontos 3D para alimentar sistemas de apoio à decisão. Com capacidades de navegação avançadas, é fiável na ausência de sinais GNSS.

Trabalha sozinho, de dia e de noite, “descansa” 2h
Em termos de produtividade, é estimado que o robô a ser comercializado faça cerca de 1 hectare por cada 2 horas. Para navegação utiliza o sistema GNSS (sistema de navegação por satélite) mas também conta com sistemas locais de redundância (LiDAR) em caso de perda de sinal GNSS. O sistema LiDAR também funciona para efeitos de segurança, nomeadamente na deteção de pessoas, animais ou outros obstáculos. No futuro a versão comercial contará com sistema de visão 360º, usando camaras dotadas de sistemas avançados de inteligência artificial. O robô é completamente elétrico, tem um motor com potência de 4,5 kW, e tem uma autonomia entre 6 a 8 horas, dependendo da operação que realiza. Há espaço para a colocação de mais baterias pelo que a autonomia poderá ser estendida para cerca de 9h em operação. O tempo de carregamento é de 2 horas.

 

-ler-mais-

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos