Notícias

Produto

Vicon com controlo de secções na fenação

12/06/2018

Partilhe:

A Vicon passou a incluir esta tecnologia em gadanheiras e em encordoadores, o que deixa antever consideráveis benefícios a nível de conforto e produtividade de trabalho.

Gadanheira tripla com sistema GEOmow

Através do controlo de secções GEOmow, a Vicon permite que se retire maior partido das gadanheiras triplas Extra 7100T. Esta tecnologia reconhece a posição do trator e a posição da gadanheira frontal, o que permite depois ajustar a largura máxima de trabalho dos módulos traseiros.

Em tornas a curvar, o sistema GEOmow faz uma compensação de ajuste hidráulico da largura para que não fique uma linha para cortar. Quando a curva é demasiado apertada e o sistema esgota o limite de compensação, o operador recebe um aviso e deve nesse caso fazer uma manobra. Em terrenos com pendentes, o sistema faz também uma compensação, aumentando a sobreposição entre a secção da frente as duas secções traseiras.

Adicionalmente, os módulos de corte traseiros descem e levantam automaticamente, e no momento certo, sem intervenção do operador. Isto acontece no final da linha de ceifa, ou ao fazer as bordaduras.

Quando um dos módulos laterais entra numa zona onde a forragem já foi cortada, esse módulo levanta (a um ângulo de elevação de 10°) e só o outro continua em funcionamento. Para além disso, ao chegar ao fim da torna o elevador dianteiro levanta, e ambas as secções traseiras também levantam assim que atingem esse limite, evitando a sobreposição.

As gadanheiras Vicon Extra 7100T equipam com um braço telescópico SideShift que permite ajustar a largura de trabalho entre os 9,80 e os 10,20 m. Contam ainda com suspensão QuattroLink que permite uma adaptação aos contornos do terreno. Segundo a Vicon, a tecnologia GEOmow permite alcançar uma produtividade acrescida em 10%.

Encordoador de 4 rotores com tecnologia GEOrake

Fazer encordoamento de precisão já é possível com o Vicon Andex 15505 GEOrake. O que cabe ao tratorista fazer são sobretudo as manobras na cabeceira. De resto, o controlo de secções gere o encordoador. Cada rotor é levanta no momento certo, ao finalizar uma linha e também quando as parcelas têm formas irregulares. Nestes casos, a alfaia é gerida de modo a que apenas os rotores de um lado continuem em funcionamento.

Os rotores do lado oposto são levantados para os cordões já formados não sejam desfeitos ao fazer-se uma segunda passagem (sobreposição) no mesmo local. Isto é possível porque a área já trabalhada fica registada. Deste modo, cada um dos quatro rotores atua de forma independente, levantando quando entra numa zona já encordoada e voltando a baixar no momento certo quando entra numa zona que ainda não foi trabalhada.

Como a gestão da alfaia é feita de forma automática, o tratorista concentra-se sobretudo em definir a trajetória. O controlo de secções pode ser configurado em encordoadores Vicon Andex 1505, destinados a desempenho profissional. Este modelo inclui controlo de pressão nos rotores da frente, o que permite uma adaptação constante aos contornos do terreno, e ainda ajuste hidráulico da largura de trabalho para um intervalo entre os 9,80 e os 15 m.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos