Notícias

Tractor of the Year®

Vencedores do Tractor of The Year 2022

17/12/2021

Partilhe:

O John Deere 7R350 AutoPowr  foi o vencedor do prémio Tractor of the Year 2022 (TotY 2022) na categoria principal, destinada aos tratores para Campo Aberto. A marca volta a conquistar o galardão principal passados dez anos após a distinção atribuída ao John Deere 7280 R na edição TotY 2012.
Mas para aquele fabricante as boas notícias não se ficaram por aqui, pois conquistou pela primeira vez o prémio Melhor Utilitário.

Entre os finalistas, o John Deere 6120M AutoPowr foi o trator que recolheu a pontuação mais elevada atribuída a esta categoria por um júri internacional composto por 26 jornalistas, e no qual a revista abolsamia tem assento em representação de Portugal. Na categoria Melhor Especializado, houve também um fabricante a estrear-se, neste caso a austríaca Reform, como o seu modelo Metrac H75.

Por fim, o prémio Mais Sustentável foi atribuído pela segunda vez à New Holland. Após ter ganho com um protótipo no ano de estreia desta categoria, o trator que agora conquista a distinção é o T6.180 Methane Power, um modelo de produção propulsionado a gás. A cerimónia de entrega dos prémios foi realizada a 19 de outubro, na EIMA 2021, em Bolonha, e contou com o patrocínio oficial da marca de pneus BKT.

“Precisamos de pôr os jovens no assento do condutor”

A presidente da CEJA, a organização europeia que reúne as associações de jovens de agricultores de 33 países europeus, foi uma das oradoras que marcou presença na cerimónia do Toty. “Estamos no centro do debate sobre um período de transição no sentido de sistemas de alimentação sustentável. Está no topo da agenda mas a transição irá levar o seu tempo”, começou por dizer Diana Lenzi.

A sua exposição acabou por dar relevo a um contexto em que dentro de 10 anos um número substancial de agricultores europeus entrará na idade da reforma. E entre os obstáculos com que os jovens se confrontam para entrar na atividade, enumerou o acesso a terra, o acesso a financiamento e o acesso a tecnologia a um preço justo. Diana Lenzi referiu que “é inspirador presenciar os avanços que têm sido feitos pela tecnologia” e indicou o caminho que, no seu entender, é necessário percorrer para atingir os objetivos de transição que estão na agenda.

“Precisamos de lançar as fundações de uma aliança que ponha os jovens no assento do condutor destes equipamentos. Precisamos de arranjar formas de os jovens fazerem este tipo de investimento de uma forma que seja justa, dotando-os de conhecimentos de gestão que tornem os seus planos de negócio sustentáveis. Precisamos de uma aliança convosco, com os fabricantes, para que esta tecnologia seja posta em uso da melhor forma e com a perspetiva de que os jovens são a chave da solução”, concluiu.

"Os tratores são o futuro de uma certa responsabilidade social. Há um enorme potencial para o desenvolvimento de novas soluções."

Afirmou Manli di Stefano, vice-ministro dos negócios estrangeiros de Itália, que participou na cerimónia como orador.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos