Notícias

Tech

Um Fendt elétrico para quem não tem tempo

03/01/2022

Partilhe:

Nos anos mais recentes, a marca alemã tem vindo a dar alguns passos a nível de eletrificação. Começou por desenvolver o 700 Vario X Concept, equipado com um alternador de grande capacidade para alimentar os serviços externos com corrente elétrica de alta voltagem, e no segmento dos tratores compactos dispõe do 100% elétrico e100 Vario (consulte a reportagem na edição 121 em abolsamia 121 (maio/jun 20) by NuGon, Lda. - Issuu) como um produto praticamente acabado mas que ainda está nas últimas etapas de aprovação.

Apesar destes desenvolvimentos, não se aguardava para já o lançamento de um elétrico da Fendt no patamar de potência da série 300. E em boa verdade, apesar de o trator existir, esse lançamento nunca aconteceu. Confuso? Pois bem, este é só mais um exemplo de como por vezes a procura anda a um ritmo muito mais veloz do que a oferta. Se a Fendt não fez um 313 Vario elétrico e ele fazia falta, alguém meteu mãos à obra e fez um.



A notícia é avançada pela revista Trekker e dá conta do que aconteceu. Um produtor de hortaliças holandês pretendia um trator elétrico e o concessionário local arranjou forma de lhe fornecer um com as características pretendidas. Com a marca a não ser tida nem achada neste assunto, o 313 Vario elétrico resulta da conversão de um normal 313 Vario a gasóleo. Este surpreendente trabalho foi levado a cabo pelo concessionário Fendt Holland Utrecht e pela empresa New Electric Automotive.

O motor diesel, o sistema de refrigeração, o depósito de combustível e o sistema de tratamento de gases foram retirados e no espaço deixado livre foram instalados dois motores elétricos Siemens e quatro baterias Tesla. Dito assim até parece simples, mas a conversão não foi feita de um dia para o outro e o pessoal envolvido deparou-se com vários obstáculos técnicos por resolver. Mas tendo alcançado a meta pretendida, com o trator preparado para uma autonomia de 8 horas de trabalho, esta conversão põe em evidência o desfasamento entre uma indústria que dá passos lentos e certos nichos de mercado que, não tendo tempo para esperar, criam eles próprios a solução que procuram.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos