Notícias

Produto

Um dia de alimentação inteligente com os Siloking e o sistema NIR

06/05/2020

Partilhe:

Dois misturadores automotrizes da Siloking – a Premium 2215 e a System 1000+ 3225 – os sistemas NIR da Dinamica Generale, instalados junto à fresa das máquinas, ou como dispositivo portátil, duas das maiores explorações leiteiras do país, em Benavente e na Moita, e 57 grandes produtores de leite de todo o país e da Galiza, que assistiram à demonstração promovida pela Maciel Máquinas Agrícolas, Lda, empresa de Barcelos que representa a Siloking e a Dinamica Generale em Portugal, que contou com a colaboração da Irrifarm do Montijo, da Agro-Reparadora José Manuel Fialho de Évora e da Balsalgado da Póvoa do Varzim, concessionários das marcas nas respetiva zonas. Dir-se-ia que todos ficaram a perceber como se alimentam os animais de forma inteligente.

As honras da primeira casa foram feitas por António Barão, que gere a Barão&Barão com o filho André, na Coutada Velha, Benavente, empresa familiar com 520 vacas à ordenha. “A produção ronda os 45 litros diários por cabeça, e subimos quatro a cinco litros por vaca no último ano. Alterámos a estratégia da produção, em forragens e misturas e os resultados começaram a aparecer. Não há dúvidas que a Siloking nos tem ajudado muito com a qualidade da mistura, e com o sistema NIR, que analisa as forragens em tempo real. Também fizemos investimentos pelo bem-estar animal. Deste somatório temos a melhoria destes resultados”, explicou António Barão, enquanto o filho haverá de apresentar as vantagens da Siloking de 22 m3 (Premium 2215).

O unifeed carrega a matéria seca e Luís Maciel, da Maciel Máquinas Agrícolas, vai respondendo às questões dos agricultores curiosos, explicando que “o aumento da produção e a diminuição dos custos da mesma são os caminhos a seguir.” Andrea Mariani, técnico italiano da Siloking, fala de uma filosofia muito própria: “O maior gasto numa quinta é com a alimentação, na ordem dos 45/50% dos custos totais. Mas pode não ser apenas um gasto, pelo que é preciso olhá-los da forma mais correta. Se tratarmos corretamente as forragens, se a misturarmos bem, se a silagem de milho, a mais nobre, for tratada com carinho, é esse o momento em que a alimentação deixa de ser um custo e passa a ser um investimento. É essa a nossa filosofia.”

A MAIS-VALIA DOS DADOS

André Barão fala da gestão e análise dos dados: “Através do software do NIR temos o controlo integral da matéria seca do que é o nosso consumo em qualquer um dos parques de alimentação. Temos o registo diário de cada um deles. Antes de dispormos do NIR, a operação era complicada, pois requeria pesagens constantes, o que consumia muito tempo.

O sistema NIR e o software que o acompanha, proporciona uma enorme quantidade de informação e estamos a trabalhar com a Dinamica Generale para termos relatórios ainda mais direcionados, até porque na nossa exploração controlamos diariamente a margem sobre o litro de leite.

Não abdicamos disso. O software é uma grande mais-valia. Estamos na era dos ‘dados’ e trabalhamos para filtrar a grande informação que nos chega. Alimentamos duas vezes por dia e queremos resumos do que foi a alimentação no final da manhã e outro no final do dia, para que no dia seguinte saibamos qual foi o real consumo de todos os ingredientes na exploração.

Com tudo isto, o tempo de trabalho foi ajustado, pois trabalhávamos com um unifeed de 18 m3 – o que já não era suficiente para a nossa dimensão – e em média ganhámos 3,5 horas por dia. E atualmente fazemos cinco unifeed por dia, cerca de 35 toneladas/dia. Ainda que esta máquina represente 25% do consumo de gasóleo da exploração, ele já foi superior, pois aos unifeed rebocados havia que lhes juntar os tratores.”

Luís Maciel acrescentou algo importante: “O consumo da Siloking está certificado, aferido na máquina de
19 m3 em 0,8 litros por tonelada carregada, misturada e distribuída.” Acrescentou depois André Barão, referindo-se ao galardão atribuído pela DLG à Siloking: “Para nós foi uma garantia em como investimos no cavalo certo.”

 

-ler-mais-

SIMPLES E PORTÁTIL

Luís Maciel também demonstrou as potencialidades do sistema NIR

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos