Notícias

Segurança

Treemworld dá formação segundo as novas regras na condução de tratores

18/04/2018

O que diz o decreto

O decreto, publicado em dezembro do ano passado, define que a formação COTS, com a duração de 35 horas, é obrigatória em dois casos específicos:

- Condutores com carta de condução da categoria B ou licença de condução de tratores agrícolas da categoria II obtida através de uma escola de condução, que queiram conduzir veículos agrícolas de categoria II;

- Condutores com carta de condução da categoria C ou D ou licença de condução de tratores agrícolas da categoria III obtida através de uma escola de condução, que queiram conduzir veículos agrícolas das categorias II ou III.

Recorde-se que são veículos agrícolas da categoria II os tratores agrícolas ou florestais (simples ou com equipamentos montados), desde que o peso do conjunto não exceda 3.500 Kg; e tratores agrícolas ou florestais ligeiros (até 3.500 Kg), com reboque ou máquina rebocada, desde que o peso do conjunto não exceda 6.000 Kg.

A categoria III de veículos agrícolas inclui tratores agrícolas ou florestais com ou sem reboque e as máquinas agrícolas ou florestais pesadas, ou seja, que pesem mais de 3.500 Kg.

O que é preciso fazer

Desde modo, os condutores titulares a da carta de condução da categoria B, C ou D ou de licença de condução de veículos agrícolas da categoria II ou III, que pretendam conduzir veículos agrícolas e florestais e que ainda não sejam detentores de formação homologada pelo Ministério da Agricultura podem complementar a habilitação através da frequência e aprovação numa ação COTS.

Entre os cursos homologados pelo Ministério da Agricultura encontram-se “Operador de Máquinas Agrícolas”, “Mecanização Básica e Condução de Veículos Agrícolas”, ou formação equivalente. É importante sublinhar que o curso “Manobrador de Máquinas Agrícolas e Florestais” não é válido para este efeito.

Enquanto entidade formadora certificada, a Treemworld está disponível para prestar esclarecimentos sobre este tipo de formação, cuja realização promove em todos o país. Os interessados podem entrar em contacto através do número fixo 210 992 675 ou dos móveis 918 757 056 e 918 757 001. O correio eletrónico deve ser enviado para geral@treem.pt.

Pesquisa

Publicidade


Vídeos mais vistos

RECEBA A NOSSA NEWSLETTER
SIGA-NOS
Rua Nelson Pereira Neves, Lj 1 e 2
2670-338 Loures - Portugal
abolsamia@abolsamia.pt
T (+ 351) 219 830 130
abolsamia, 2018 © Todos os direitos reservados | Avisos Legais | Política de privacidade