Notícias

Tech

Tratores sem condutor? A Yanmar já anda em testes

02/05/2018

Partilhe:

O primeiro resultado desta parceria é um sistema que permite a um motorista operar dois tratores, e foi exibido em vídeo na Agritechnica 2015. Desde essa altura não existiram mais notícias sobre o tema, nem mesmo na última Agritechnica, em novembro. No entanto, os dois parceiros continuam a testar uma série de sistemas, um dos quais permite que determinados tratores trabalhem juntos, como um enxame.

Já em fase de testes de campo, os quatro tratores Yanmar estão todos conectados via GPS. Ativado remotamente a partir de um tablet, uma vez estabelecida a largura de trabalho da alfaia, os três tratores seguintes usam a mesma linha A-B do trator “líder”. Os sensores de deteção de obstrução – frente, traseira, esquerda, direita - parecem funcionar bem, e os quatro tratores desaceleram automaticamente e param quando um obstáculo é detetado dentro de uma certa distância. Um dos aspetos mais desafiantes é garantir que todos os quatro tratores se voltem na cabeceira sem colidir.

Atualmente, os quatro tratores executam apenas tarefas simples, mas o chefe do projeto, o professor Shin Noguchi, considera que este é apenas o primeiro passo, e no futuro os tratores autónomos tornar-se-ão muito mais inteligentes.

Existe uma boa razão para o Japão estar tão avançado e empenhado na pesquisa de tratores sem condutor. Com dois terços da população trabalhadora do país com mais de 65 anos, o setor agrícola enfrenta uma séria falta de mão-de- obra. O ministério da agricultura do Japão estabeleceu objetivos para os sistemas controlados remotamente estarem comercialmente disponíveis no final deste ano e tratores totalmente autónomos até 2020.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos