Notícias

Empresas

STIHL investe 125 milhões de euros em fábrica europeia dedicada á tecnologia de baterias

13/02/2026

Partilhe:

A nova fábrica, que deverá criar cerca de 700 postos de trabalho até 2028, funciona como Centro Europeu de Competência do Grupo STIHL para a produção de baterias e equipamentos a bateria, integrando a rede industrial internacional da marca.

A unidade ocupa 47.000 m² (num terreno de 147.000 m²) e foi desenhada para combinar escala e flexibilidade produtiva. A construção arrancou em março de 2024 e ficou concluída em menos de 18 meses.

A produção desta nova unidade será aumentada de forma gradual: a STIHL aponta para uma capacidade de 1 milhão de baterias/ano em 2026. Em 2028, a meta é alcançar até 1,8 milhões de baterias/ano e aos 1,7 milhões de equipamentos a bateria/ano.

Nesta fase inicial, a unidade foca-se nos sopradores profissionais e em baterias da gama AP, com integração progressiva de outros equipamentos, como as motosserras e as roçadoras.

Do ponto de vista industrial, a fábrica incorpora linhas altamente automatizadas como é apanágio de Indústria 4.0, com rastreabilidade digital e um controlo de qualidade suportado por dados.

O projeto inclui ainda uma componente de sustentabilidade, com certificação DGNB Gold, e sistemas fotovoltaicos e geotérmicos para reduzir o consumo de energia de origem fóssil.

Equipamentos a bateria já representam 1 em cada 4

A aposta nas baterias é hoje um dos motores de crescimento do grupo: mais de 25% das vendas globais já são de produtos alimentados por bateria, com objetivos de chegar aos 35% até 2027 e a cerca de 80% até 2035.

Em Portugal, a marca está presente há 27 anos e destaca o reforço recente da operação com novas instalações STIHL em Sintra, suportadas por um investimento total de 10 milhões de euros.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos