Notícias

Empresas

SAFAME Comercial e CEAT Specialty, um projeto de especialistas

24/07/2018

Partilhe:

Este acordo permite à SAFAME Comercial — empresa espanhola de referência na distribuição de pneus Quality e Budget pertencente ao Grupo Mesas — estender a sua oferta no segmento dos pneus agrícolas e industriais para 85 referências e alargá-la, a curto prazo, com modelos para todos os tipos de tratores (largos e estreitos), flutuação, pivots, ceifeiras e maquinaria de construção.

A apresentação oficial da marca CEAT em Espanha e Portugal teve lugar a 18 de julho passado, na região espanhola de Albacete, num evento organizado conjuntamente pela multinacional indiana RPG, fabricante da marca de pneus CEAT Specialty, e pela SAFAME Comercial, a que assistiram vários títulos da imprensa especializada ibérica.

Iniciámos o dia com a visita às instalações da Sede da SAFAME Comercial e do Centro de Logística deste especialista que abarca uma superfície de 12.000 m2 de armazenamento e está preparado para uma gestão de pedidos otimizada garantindo um serviço de entrega em 24 horas.

A herdade manchega Dehesa de los Llanos, propriedade com 10.000 ha que remonta ao século XVII, foi o local escolhido para a conferência de imprensa onde os responsáveis pela CEAT Specialty, Dyutiman Chattopadhyay (Responsável de R&D e Tecnologia) e Sumit Khare (Diretor de Vendas) falaram sobre a história da marca CEAT e do Grupo RPG e sobre os aspetos produtivos e tecnológicos em que assenta o fabrico da gama de pneus da marca cujo portfólio tem crescido especialmente nos segmentos agrícola e industrial.


 

 

 

A CEAT e o Grupo RPG: Marcos históricos

1924: A CEAT foi fundada em Itália em 1924 por Virginio Bruni, avô de Carla Bruni, modelo e mulher do ex-presidente francês Nicolas Sarkozy.
1958: É construída a primeira fábrica na Índia.
1970: sendo o segundo fabricante mais importante de Itália, a CEAT é comprada pela Pirelli.
1982: O grupo indiano RPG compra a CEAT e os direitos de utilização da marca na Ásia.
2010: O grupo RPG compra à Pirelli os direitos de uso da marca CEAT a nível mundial.
A multinacional RPG tem hoje uma forte penetração no setor dos pneus a nível mundial com uma faturação de 1.200 milhões de dólares, 7 fábricas, 5.000 empregados, +100.000 pneus fabricados por dia e presença em mais de 130 países.


Nova fábrica em 2017

Mais recentemente, em 2017, o grupo RPG abriu a sua última fábrica em Ambarnath, na Índia, com 200.000 m2, especializada no fabrico de pneus agrícolas, destinados a tratores grandes e pequenos, pneus estreitos, de flutuação e agroindustriais. Esta fábrica está totalmente equipada com maquinaria alemã e japonesa de última geração e tem capacidade de produção diária de 1.000 pneus.


Processo de fabrico

Antes de lançar um pneu no mercado, três importantes testes são realizados, considerando a tração, o conforto/vibração, o consumo de combustível e a compactação do terreno. O primeiro teste acontece no laboratório e no centro tecnológico das suas fábricas, o segundo é realizado por um organismo independente, o Centro de Pesquisa Tecnológica VTT, com sede na Finlândia e o terceiro teste é realizado no campo com terrenos e condições climatéricas de diferentes países. Os processos de fabrico da CEAT seguem o certificado Quality Based Management (QBF) que respeita os mais altos padrões de qualidade. Graças a esses esforços a CEAT recebeu em novembro passado, o prémio japonês Deming considerado o Nobel da Qualidade. Por isso, fabricantes como a JCB, Caterpillar, Tata Hitachi, Terex, CNH Industrial, John Deere, Case Construction, Mahindra, Sonalika, entre outros, escolheram esta marca para equipar de origem os seus veículos.

 

Nova gama e lançamentos a curto prazo

A nova gama de pneus agrícolas radiais CEAT Specialty, destinada a tratores pequenos e médios é composta pelo Farmax R85 e R70 e pelo Farmax R65v para tratores grandes. Para os estreitos temos o modelo Farmax RC e nos de pneus de flutuação o Floatmax FT e RT. A gama agrícola fica completa com os modelos agroindustriais Lift Pro e Loadmax MP.
A mais curto prazo preveem o lançamento de pneus com a tecnologia VF e IF, pneus radiais para ceifeiras debulhadoras e pneus florestais.

O Grupo RPG: Números, visão e setores em que operam

  • 3.300 milhões de dólares de faturação;
  • 15% de crescimento anual;
  • Opera no sector dos Pneus, nas Infraestruturas, na Tecnologia, na Ciência e na Engenharia;
  • 20.000 empregados;
  • 40% de volume de negócio fora da índia;
  • Presente em mais de 130 países;

 

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos