Notícias

Tech

Robotic Plus desenvolve apanhador de kiwis autónomo

19/10/2022

Partilhe:

A Robotics Plus surgiu com o intuito de colmatar necessidades e desafios na agricultura, como a escassez de mão-de-obra e a sustentabilidade económica dos intervenientes. O objetivo da empresa neozelandesa é desenvolver soluções criadas de raiz, desde a validação comercial até à viabilidade técnica, passando pelas fases de investigação e desenvolvimento e terminando com a produção e posterior comercialização das mesmas.

No contexto atual, a colheita de kiwis com recurso a um robot autónomo ainda parece tirada do universo da ficção científica, mas a Robotics Plus já tem em comercialização um robot de manuseamento e embalamento de maçãs, pelo que a passagem à produção deste apanhador de kiwis poderá ocorrer em breve. Até porque, pelas suas características (é uma planta trepadora e cresce em estruturas verticais) o que facilita a colheita por um robot.

A Robotics Plus, combinando o seu know-how com o das universidades de Waikato e Auckland, na Nova Zelândia, já tem um protótipo funcional e avançou para a fase de “prova de conceito”. Este robot de colheita utiliza um conjunto de câmaras e sensores, que tira partido de uma série de algoritmos de aprendizagem, para mapear a copa em três dimensões.

Detetado o kiwi e feitos os cálculos devidos e rigorosos, os braços robóticos da máquina movem-se então para colher a fruta. Os ensaios mostraram que, se for calibrada corretamente, pode ser mais suave do que os apanhadores humanos. Segundo a empresa, o manuseamento robótico da fruta pode resultar numa qualidade consistentemente mais elevada, o que permitiria obter preços mais altos no mercado.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos