Notícias

Segurança

Rescue Days 2018. Tudo sobre a condução segura de tratores

24/10/2018

Partilhe:

Os números

Entre janeiro e junho de 2018, foram registados 312 acidentes (AV mais AVP) envolvendo veículos agrícolas. Os distritos que registaram o maior número de acidentes foram Coimbra, com 35, seguindo-se Porto com 30, e Braga com 27, de acordo com dados compilados pela empresa Interfire.

fonte: Guarda Nacional Rep. Comando Operacional

Dos acidentes registados nos primeiros 6 meses do ano resultaram 34 mortos, 27 feridos graves e 116 feridos leves, distribuídos por distrito da seguinte forma:

fonte: Guarda Nacional Rep. Comando Operacional

 

Os equipamentos de segurança

O "Arco de Santo António" confere alguma segurança ao tratorista em caso de capotamento, mas não é suficiente. Mesmo com este arco, os condutores devem usar sempre o cinto de segurança. Caso contrário, o tratorista pode sair da zona de proteção criada pelo "Arco dde Santo António".

Recorde-se que os sistemas de retenção, como os cintos de segurança são obrigatórios se, em caso de capotamento, exisitir o risco de esmagamento dos trabalhadores entre o equipamento e o solo, quando exista no mercado um cinto homologado para o modelo de equipamento em causa.

Outros mecanismos a ter em conta são: a iluminação de segurança e, em caso de acidente, a elevação de emergência, cujos conceitos básicos incluem atenção ao centro de gravidade, à carga flutuante, aos pontos pivôs e aos movimentos de arco, de acordo com a Interfire.


As boas práticas

É recomendável que tratoristas de todo o tipo estejam informados sobre as melhores práticas de segurança. Nos RescueDays, participam diversas empresas e entidades que encontram respostas à altura das necessidades de cada condutor.

A organização do evento RescueDays 2018 - Póvoa de Varzim estará a cargo da Interfire, Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim, Weber Rescue Systems, Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e da Agros - União de Cooperativas de Produtores de Leite.

Mais informações na página de Facebook do evento Rescue Days - 3 e 4 de novembro

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos